Quer mudar de carreira aos 30 anos? Leve em consideração ESTES 5 pontos

Fazer uma mudança de carreira após certa idade pode parecer desafiador, mas com planejamento pode também ser gratificante.

Não é difícil encontrar pessoas que jamais tenham considerado mudar de profissão, enquanto existem aquelas que já fizeram isso e consideram a decisão a melhor que já tomaram em toda sua vida. Seja como for, o processo não é simples, e mudar de carreira aos 30 anos, por exemplo, envolve um bom planejamento e coragem considerável.

De qualquer forma, a decisão deve ser exclusivamente daquele que deseja tomá-la. O importante é entender que nunca é tarde para mudar quando algo não funciona do jeito que deveria.

Chegar aos 30 anos e pensar que mesmo após ter um diploma, estar empregado e até mesmo estável financeiramente alguém ainda não está satisfeito pode, afinal, ser desesperador.

Neste sentido, antes de mais nada, é preciso entender a raiz do problema. Algumas das principais causas costumam ser o descontentamento financeiro, a falta de identificação, a busca por mais conforto ou desafios, e para que elas deixem de existir, levar algumas questões em consideração é essencial.

Dicas para mudar de carreira aos 30 anos

1. Identifique novas opções de carreira

Não existe ninguém que conheça suas habilidades melhor do que você mesmo. Assim, o ideal é pensar naquilo que foi capaz de construir ao longo da vida, e no que foi capaz de se sair bem e até mesmo se destacar. Tal tarefa oferecerá um norte para tomar a decisão de qual será a nova etapa de trabalho.

Vale, ainda, listar todas as características que lhe dão prazer em manifestar: como por exemplo escrever bem, ser comunicativo, ser bom em logística, finanças ou qualquer área específica.

A partir de então, é possível filtrar novas carreiras.

2. Aprimore seus conhecimentos na nova área

Após definir o caminho que deseja tomar, é crucial se informar o máximo possível sobre ele. Além de voltar a estudar, é uma boa pedida fazer cursos disponíveis sobre o novo cargo e se manter atualizado sobre o mercado. Isso oferecerá um currículo mais rico e alinhado com os pré-requisitos da profissão.

Na internet, não faltam conteúdos sobre as mais variadas áreas de conhecimento profissional, que permitem que os interessados possam se especializar e entrar em contato com o setor sem sequer sair de casa.

3. Conheça pessoas que trilham a mesma carreira

Conhecer pessoas que trabalham na área em que deseja atuar é uma ótima forma de se familiarizar com ela. Então, conversar com tais profissionais é essencial. O ideal é perguntar sobre como elas foram capazes de chegar lá, como é a rotina de trabalho, até mesmo a compensação financeira e possibilidades de crescimento.

Uma visão real de um profissional ainda permite que o indeciso possa ter uma carga maior de realidade sobre algo que pode muitas vezes ser um sonho. Afinal, a teoria pode ser extremamente diferente da prática.

4. Faça um planejamento financeiro

Apesar da animação para tomar novas decisões, é importante lembrar que a mudança pode demorar. Portanto, ter uma reserva em dinheiro para que seja possível investir na formação e no sustento enquanto novas oportunidades não surgem é uma forma sensata de lidar com a situação.

Mudar de carreira aos 30 pode proporcionar um período instável financeiramente, com salário mais baixo e cargos menores; afinal, tudo será um recomeço.

5. Invista no networking

Além de conversar com profissionais de sua nova área, ter contatos nela e pessoas com quem você deseja trabalhar é outra maneira rápida de se inserir neste universo, e o networking é crucial. Para isso, participar de eventos da nova profissão, atualizar e utilizar o LinkedIn e sempre ter um amigo com bons contatos são soluções brilhantes.

você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.