Qual foto a NASA tirou no dia em que você nasceu? Site revela

O site da NASA que revela como estava o céu no dia em que você nasceu é conhecido por ter a maior coleção de imagens astronômicas da internet atualmente.

Para encontrar qual foto a NASA tirou no dia em que você nasceu é necessário conhecer os sites vinculados à instituição. Atualmente, a Agência Nacional da Aeronáutica e Espaço, mais conhecida como NASA, possui uma plataforma com fotografia cotidianas do Universo.

Neste sentido, os curiosos e entusiastas de Astronomia podem descobrir como estava o céu na data em que nasceram, mas também navegar por outros momentos históricos desse campo de estudo. O portal é alimentado com base em imagens feitas com a ajuda de super telescópios, como o Hubble.

Como funciona o site?

Em primeiro lugar, os arquivos estão disponíveis no site Astronomy Picture of the Day (APOD) da NASA. Traduzindo para o português, o nome do site é Fotografia Astronômica do Dia, com a maior coleção de imagens astronômicas na internet atualmente.

No geral, os usuários podem navegar entre imagens de diferentes corpos celestes e objetos cósmicos, como constelações, buracos negros, estrelas e planetas. Além disso, parte dos registros fazem parte do histórico da própria agência espacial, porque existem arquivos relacionados aos aspectos tecnológicos.

Ou seja, os usuários também conseguem acessar momentos históricos, como a fotografia da primeira visita do homem à Lua. Mais ainda, estão disponíveis imagens de satélites especiais, observatórios especializados e estações que existem fora da Terra.

Entre o acervo estão fotografias de astronautas, cientistas e pesquisadores que participam da jornada de exploração espacial dos Estados Unidos no mundo. Entretanto, os arquivos estão disponíveis somente a partir de junho de 1995. Sendo assim, esse é o prazo inicial para saber qual foto a NASA tirou no dia em que você nasceu.

Mais do que oferecer imagens do céu no dia em que o usuário nasceu, existe a funcionalidade de consultar a foto do dia da consulta. Neste caso, basta clicar em “Today’s Picture” no menu de opções, logo ao lado da aba de indexação e de pesquisa.

Como saber qual foto a NASA tirou no dia em que você nasceu?

Para saber qual a foto capturada no dia do seu nascimento, deve-se seguir os passos:

  1. Acesse o site Astronomy Picture of the Day;
  2. Navegue na lista vertical até encontrar a sua data de nascimento ou então procure pelo calendário geral;
  3. Clique no arquivo marcado em azul e sublinhado para ser direcionado à página da fotografia;
  4. Confira as informações disponíveis no portal.

Além da imagem em si, que carrega em alta resolução, os usuários podem acessar outros dados. Cada arquivo possui uma nomenclatura específica, acompanhada do crédito da imagem e à quem está vinculado os direitos autorais.

Em alguns casos, pode-se clicar sobre o nome da pessoa creditada e acessar um site externo com seu trabalho, outros projetos e uma biografia resumida. Ademais, o site oferece uma explicação detalhada sobre o que está sendo retratado, com links externos vinculados à própria Nasa e outras instituições associadas para aprofundamento.

No final da página, o usuário consegue acessar a imagem do dia seguinte, por meio de um link específico de redirecionamento. Por fim, há ainda um expediente com créditos aos autores e editores, oficiais da NASA responsáveis pelo projeto e instituições vinculadas ao serviço da APOD.

Os cidadãos interessados podem acessar no site da Nasa uma lista de recursos de destaque para o ensino de Astronomia. No geral, são materiais que atendem diversos interesses para profissionais e entusiastas, com formatos adaptáveis à cada metodologia de ensino.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.