O que aconteceria se a Lua simplesmente desaparecesse?

A dúvida do que aconteceria se a Lua simplesmente desaparecesse é comum, mas os impactos desta possibilidade são catastróficos.

Você já parou para se perguntar o que aconteceria se a Lua simplesmente desaparecesse? Apesar de parecer improvável, esta é uma dúvida que assola muitas pessoas ao redor do mundo. Afinal, a existência deste corpo celeste é incontestável, e não poder mais encontrá-lo no céu seria um choque mundial. Mas o que será que seu desaparecimento implicaria?

Leia também

A Lua é o corpo celeste mais fácil de se avistar no céu noturno. Com magnitude aparente de -13 em sua fase cheia, ela está a 384.400 km da Terra, e perto do segundo objeto mais brilhante do céu, Vênus, ela certamente o supera com folga, visto que ele possui apenas -5 de magnitude.

Apesar de ser bela até mesmo em dias em que enxergá-la pode ser mais difícil, caso a Lua desaparecesse, os efeitos não seriam apenas estéticos. Este corpo exerce uma influência crucial em diversos aspectos do planeta, incluindo até mesmo a vida no globo.

O que aconteceria se a Lua desaparecesse?

1. O mundo animal

Uma das primeiras consequências mais óbvias do fim da Lua seriam as noites mais escuras. Mesmo que a ausência para os humanos fosse ruim, para os animais, a falta da luz do luar seria preocupante.

Assim como o Sol, a Lua possui um papel importante no ritmo acadiano, ou relógio biológico. Determinados organismos como crustáceos e zooplâncton utilizam o luar como guia de comportamento, e o satélite impacta em questões como reprodução dos peixes e outras questões mais específicas.

Da mesma forma, a iluminação noturna também afeta a vida dos animais com hábitos noturnos, influenciando grandemente na relação entre presas e predadores.

Em relação à humanidade, certas atividades como a agricultura seriam afetadas de forma indireta, visto que a luz da Lua influencia populações e atividades de insetos. Este é o caso dos voos noturnos e da polinização de algumas plantas.

2. Fim das marés

No geral, a principal influência que a Lua exerce na Terra é gravitacional. Uma forma simples de entender isso é observando o mar, visto que a maior parte da variação das marés é gerada pela Lua.

Sem este satélite, a variação só ocorreria por meio do Sol, algo muito menos perceptível do que é atualmente. A consequência mais direta seria o enfraquecimento das correntes oceânicas, bem como a redistribuição da água do mar.

Com a mudança, ela passaria a se acumular nas regiões polares, e o nível do mar se elevaria nas costas. Assim, o clima da Terra também sofreria mudanças drásticas.

A maré é crucial no processo natural da drenagem e limpeza das costas. Sem esta função, ecossistemas como mangues sofreriam impactos brutais.

3. Eixo de rotação instável

Como muitos outros detalhes da perfeição do universo, o movimento da Lua ao redor do planeta está sincronizado. Isso significa que o satélite leva o mesmo tempo para girar em si mesmo do que leva para girar ao redor da Terra. Este é o motivo da Lua sempre possuir a mesma imagem, visto que o outro lado dela permanece oculto para o globo.

Já o eixo de rotação da Terra realiza um movimento circular estável, ou “precessão”, responsável por manter a inclinação fixa. Este processo demora 26.000 anos para completar o movimento circular. Sem a Lua, a precessão se tornaria mais lenta, e o eixo de rotação terrestre perderia sua estabilidade, com variações caóticas.

As consequências disso seriam mudanças climáticas em escala global, com invernos com temperaturas abaixo de 80 °C negativos e verões acima do 100 °C.

Além disso, estudiosos estimam que, com o passar do tempo, o eixo de rotação da Terra ficaria alinhado ao plano de órbita feito ao redor do Sol. Isso seria catastrófico, já que dias e noites teriam seis meses de duração, e a diferença térmica entre estes longos períodos resultaria em fenômenos climáticos muito piores que os atuais.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.