Calendário de eclipses em 2023: veja datas em que os fenômenos vão ocorrer

O calendário de eclipses em 2023 estabelece as datas em que o fenômeno ocorrerá ao longo do ano. Saiba mais a seguir.

O calendário de eclipses em 2023 é estabelecido com base em análises de especialistas em Astronomia e Astrofísica. Comumente, as datas em que o fenômeno ocorrerá são previstas com apoio de ferramentas avançadas, como super telescópios, satélites e observatórios espaciais.

continua depois da publicidade

Sendo assim, os entusiastas do espaço sideral podem se organizar previamente para realizar a observação e acompanhar instituições que estão promovendo transmissões ao vivo. Além das datas, é importante se informar sobre as cidades em que será possível visualizar o evento.

Quais são as datas do calendário de eclipses em 2023?

De acordo com o portal Space, essas são as datas em que o fenômeno ocorrerá em 2023:

Leia também
  • Eclipse Solar: 19 de abril;
  • Eclipse Solar: 14 de outubro;
  • Eclipse Lunar: 05 de maio;
  • Eclipse Lunar: 28 de outubro.

A diferença entre ambos é a posição dos astros que participam desse evento. Em primeiro lugar, o eclipse solar ocorre no momento em que a Lua se posiciona em frente ao Sol. Como consequência, há uma projeção da sombra do satélite natural na superfície do planeta Terra.

continua depois da publicidade

Nessa etapa, o planeta fica escuro por conta da projeção de uma sombra da Lua, mais conhecido como umbra. No geral, esse acontecimento fica visível exclusivamente durante o eclipse solar total.

A depender da região, pode-se observar apenas o eclipse parcial. Em resumo, esses locais estão na área de penumbra, pois a incidência de luminosidade afetam a percepção e visualização do eclipse solar. Portanto, onde tudo fica escuro é a região da umbra, e os arredores com maior luminosidade e menos escuridão é a penumbra.

continua depois da publicidade

Em contrapartida, o eclipse lunar acontece por conta da sombra da Terra cobrindo a superfície da Lua. Ou seja, o planeta fica entre o satélite e o Sol, cobrindo-a totalmente por conta de um alinhamento entre os três astros.

Curiosamente, esse fenômeno decorre dos raros momentos me que a órbita da Lua coincide com a órbita terrestre no Sistema Solar.

Como os eclipses afetam os seres humanos?

A princípio, não há grandes efeitos fisiológicos perceptíveis, ainda que existam estudos há décadas sobre isso. Antigamente, os seres humanos acreditavam que os eclipses indicavam o caos no equilíbrio do Universo. Sobretudo, entendiam o céu e as estrelas como principal regulador da ordem natural das coisas.

continua depois da publicidade

A título de curiosidade, algumas comunidades da Antiguidade acreditavam que o eclipse solar indicava que o Sol estava sendo devorado por um monstro. Assim, haviam grandes associações entre os eclipses, o fim do mundo e o Apocalipse. Porém, grande parte dessa relação é integrado ao folclore atualmente.

Por outro lado, a Astrologia identifica os eclipses como um fenômeno de mudança, insegurança ou transformação. Porque a Lua é vista como um representante do passado, os eclipses causam instabilidade para todos os signos. Por isso, os astrólogos acreditam que o eclipse está ligado com períodos de crise.

Entretanto, as interpretações para cada signo podem variar. Em alguns casos, os eclipses são oportunidades de sair da zona de conforto e da estabilidade causada pela Lua. Ou seja, poderão criar transformações temporárias ou permanentes na vida profissional, pessoal, amorosa ou espiritual.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade