O bicarbonato de sódio é um item de fácil acesso e presente em vários lares brasileiros. A substância alcalina, de pH alto e neutralizante de odores, gorduras e sujeiras de difícil remoção, possui várias propriedades que tornam o bicarbonato um grande aliado na limpeza da cozinha de casa.
As propriedades do bicarbonato vão além, fazendo dele um ótimo produto para higienização da pele, limpeza de paredes e outras superfícies, para redução de mau cheiro e inclusive para desentupir ralos.
Entretanto, existem alguns lugares em que não é aconselhável usar o bicarbonato, por ele possuir algumas limitações. Nesse sentido, o Concursos no Brasil traz para você 5 lugares em que não se pode usar o bicarbonato. Confira.
Lugares em que não se pode usar o bicarbonato
1 – Para limpar e polir panelas
O bicarbonato é um grande aliado da limpeza doméstica, sendo indicado para limpar panelas em geral. Entretanto, ele não pode ser usado em panelas de alumínio. O problema é que o bicarbonato reage com o alumínio, o que ocasiona em manchas e desbotamento, além de diminuir a vida útil da panela.
2 – Para acabar com o cheiro da geladeira
Estudos indicam que o bicarbonato pode até ser um bom aliado para neutralizar ou para agir na redução de odores dentro da geladeira. Entretanto, nem sempre o bicarbonato consegue reagir com os causadores do cheiro ruim, o que o torna ineficaz para retirar os odores que aparecem no refrigerador.
3 – Para apagar focos de incêndio
O bicarbonato é um dos componentes da solução química presente em extintores de incêndio, isso é verdade. No entanto, não pode ser utilizado sozinho para apagar chamas, por não possuir a mesma intensidade e força da solução química presente em extintores.
Nessas situações que podem gerar algum tipo de perigo, é melhor recorrer às autoridades competentes e entrar em contato com os bombeiros, para que o fogo seja apagado de maneira correta, sem que existam maiores prejuízos físicos ou materiais.
4 – Para substituir fermento em pó
Algumas pessoas costumam utilizar o bicarbonato em receitas culinárias. No entanto, mesmo que possam parecer ser a mesma coisa, bicarbonato e fermento são coisas diferentes. Embora ambos produzam dióxido de carbono, o bicarbonato reage com ácidos já encontrados em alimentos (soro de leite ou iogurte) e produz o efeito do fermento.
Nesse sentido, mesmo que pareça um super fermento, usar bicarbonato para fazer alimentos não é o ideal, por não conseguir entregar o resultado esperado.
5 – Para retirar acnes
O bicarbonato é um item amplamente usado na indústria de cosméticos, estando presente em desodorantes, cremes e shampoos para os cabelos. Entretanto, por ser uma substância com grande teor alcalino, ela não é indicada para o tratamento dessas erupções na pele.
A pele humana apresenta pH de 5,5, justamente por substâncias naturais encontradas no suor, que são ácidas. Nesse sentido, o bicarbonato pode alterar o pH natural da pele, o que influencia na proliferação de bactérias.