No geral, o significado do emoji de Lua sorrindo depende da forma com que é utilizado nas conversas, porque tende a ter duplo sentido e ser facilmente incompreendido por parte dos usuários de aplicativos de conversa. Neste sentido, pode ter conotação sexual, indicar uma piada interna ou somente fingir inocência.
Portanto, é necessário considerar os fatores de colorização, desenho, expressão facial e o sistema operacional, pois há variações de acordo com esses fatores. Contudo, os usuários podem atribuir diferentes significados aos emojis, mesmo que não tenham nenhuma relação com a intenção inicial. Saiba mais a seguir:
Qual é o significado dos emojis de Lua sorrindo?
Em primeiro lugar, a Lua sem iluminação e sorrindo representa a Lua Nova, enquanto a Lua iluminada e sorrindo representa a Lua Cheia. Basicamente, o sorriso no rosto de ambos refere-se à alegria do homem ao chegar ao satélite, o que aconteceu oficialmente no dia 20 de julho de 1969.
No caso do emoji em Lua de diferentes fases, tanto a minguante quanto a crescente, nova e cheia são simplesmente representações das fases naturais do satélite.
Em contrapartida, a Lua Nova cujo desenho é um disco preenchido e sem iluminação, com algumas caretas na estrutura pode representar tanto a noite, como um símbolo da astronomia ou somente o espaço sideral.
Comumente, a Lua Crescente expressa por meio da metade de uma lua amarelada, curvada para a direita, também serve para representação do anoitecer. Portanto, algumas pessoas podem ser usadas para dar boa noite, indicar o encerramento do expediente ou do atendimento.
Do mesmo modo, a Lua Cheia, representada pelo emoji do círculo amarelo, pode representar a noite ou o espaço sideral. Ademais, costuma ser usada como um símbolo do Halloween, por conta das simbologias culturais da Lua Cheia e as lendas urbanas sobre lobisomens.
Por fim, a Lua Minguante, cujo desenho possui uma metade iluminada e metade obscura, pode representar um sentimento de confusão, mistério e ou sentimentos conflituosos. Em relação à meia Lua sorridente, a expressão facial também se refere à sensação do homem que chegou à Lua.
Entretanto, os usuários tendem a utilizar a meia Lua sorridente virada para a esquerda como um sentido de comportamentos inocentes, recatados e santos. Em contrapartida, a meia Lua sorridente virada para a direita refere-se aos sentimentos opostos, com referência às relações sexuais e casuais.
Como surgiram os emojis?
Os emojis surgiram no Japão na década de 90, caracterizados a partir de uma biblioteca de figuras prontas feitas pelo artista Shigetaka Kurita.
Em resumo, a expressão parte da junção das palavras japonesas e (imagem) e moji (personagem), sendo semelhante a um pictograma que agrupam desde os emoticons até as outras versões de desenhos gráficos.
Curiosamente, o primeiro emoji que surgiu foi de um coração. Com lançamento em 1995 pela empresa NTT DoComo, onde o Kurita trabalhava na experimentação da venda de pagers com símbolos para atrair os jovens na compra do produto. Contudo, a atualização das tecnologias tornou os pagers descartáveis e atualizou os emojis.
Mais recentemente, as diversas empresas de comunicação, como a Apple e a Samsung, começaram a criar os próprios modelos para cada emoji, com desenhos diferentes e atualizações exclusivas.