Para que serve a parte Azul da Borracha? Descubra aqui

Alguns mitos da infância escolar que incluíam as cores da borracha começam a ser revelados. Entenda para que serve a parte azul da borracha.

Item muito encontrado nas escolas de antigamente, a borracha com os lados nas cores azul e vermelho despertavam a imaginação das crianças e adolescentes em idade escolar. Acreditava-se que os lados em cores diferentes serviam para funções distintas.

Por muito tempo atribuía-se que a parte azul servia para apagar escritas feitas à caneta. Já a parte vermelha seria responsável por apagar as escritas feitas a lápis. Mas, afinal, qual seria a função da parte azul da borracha?

A resposta é que gerações de alunos estavam erradas e as cores da borracha na verdade apresentam outra função que falaremos a seguir.

Para que serve a parte azul da borracha?

Gerações inteiras foram enganadas e as respostas acerca da funcionalidade da parte azul da borracha, fornecidas pela fabricante provam o contrário.

De acordo com a empresa, a parte azul da borracha serve para remoção de tinta de caneta ou de lápis de cor em outras superfícies.

A remoção de que trata a fabricante, nada mais é do que o desgaste promovido pela borracha e seus cristais pontiagudos, removendo parcial ou totalmente a tinta. Assim, ao molhar e penetrar as fibras da folha, a tinta da caneta é raspada pela parte azul da borracha, o que pode causar danos em papéis mais frágeis.

Por ser um procedimento que pode acabar prejudicando a integridade e a qualidade do papel, o mais indicado é usar a parte azul da borracha para apagar o que for preciso em superfícies de folhas mais resistentes, como é o caso da cartolina.

O que explica essa funcionalidade é que a parte azul da borracha é um pouco mais dura, abrasiva. Por isso, seus cristais pontiagudos que compõem a borracha promovem o desgaste da superfície até o completa remoção.

Ademais, a parte vermelha é indicada para remoção de escrita a lápis e lapiseira. Ao contrário da tinta, o grafite gruda na superfície do papel, o que facilita a sua remoção com a borracha.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.