Descubra para que realmente serve o furo que fica na tampa da caneta

Embora muitos não saibam, o furinho das tampinhas das canetas existe por um motivo muito mais interessante do que se possa imaginar. Descubra a seguir.

Canetas são objetos utilizados por nós quase todos os dias e existem em diversos modelos por aí. O modelo de plástico (mais comum entre todos os outros) possui um furo na tampa da caneta. Afinal, você já se perguntou para que serve o furo na tampa da caneta?

Leia também

Acredita-se que o furo que fica na tampa da caneta seja uma medida para evitar que vazamentos aconteçam ou coisa do tipo. Contudo, não se sabe que na verdade este furo na tampa existe por um motivo bem maior e importante.

E então, você tem alguma ideia para que serve o furo na tampa da caneta? Acompanhe a matéria a seguir e descubra.

Para que serve o furo que fica na tampa da caneta?

As canetas esferográficas costumam ter um furo na ponta. Muitos acreditam que este furo na tampa da caneta sirva para evitar vazamentos, por exemplo. Entretanto, o real motivo pelo qual o furo existe na tampa da caneta é a segurança.

De acordo com o fabricante, o furo na tampa da caneta serve para evitar a asfixia, caso alguém acabe engolindo a tampa acidentalmente. Assim, essa medida serve para reduzir o número de acidentes graves com a tampa.

Segundo o Ministério dos Estados Unidos, cerca de cem pessoas morrem todos os anos asfixiados com tampas de caneta. Primeira a adotar a medida, a Bic inspirou outras fabricantes a fazerem o mesmo, exigindo juntas que o furo na tampa fosse obrigatório em todas as canetas.

O furo localizado na tampa da caneta existe em cumprimento a uma medida de segurança de abrangência internacional, que tem como objetivo reduzir o risco de que crianças e adultos acabem sufocados com as tampas, uma vez que o furo permite a passagem de ar.

Curiosidades sobre o furo na tampa da caneta

O fabricante francês Marcel Bich, não só deu nome a uma das canetas mais famosas do mundo, como em 1950 lançou a primeira versão de suas canetas Bic. Inspirado em um design já elaborado, este fabricante trouxe melhorias funcionais, além de iniciar a produção em massa e de baixo custo das canetas.

Para o melhor controle do fluxo, o fabricante investiu em tecnologia estrangeira para chegar a uma esfera que permitisse que a tinta corresse de forma mais livre. O produto também teve alguns aspectos alterados, para evitar vazamentos e ressecamentos. Foi também ele responsável pelo furo nas laterais das canetas.

Estes furos nas laterais, inclusive, igualam a pressão atmosférica dentro e fora da caneta e, sem ele, não seria possível usar o objeto dentro de um avião ou até mesmo em cima de um prédio muito alto mesmo. Isso porque a diferença de pressão faria a caneta estourar.

Leia também


você pode gostar também

Descubra qual é o “carma” de cada um dos 12 signos do Zodíaco

Segundo a astrologia, há certas razões pelas quais algumas experiências ou situações se repetem em sua vida com base no seu signo do zodíaco.

Insuportáveis: 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

Conheça hoje as piores dores que os seres humanos podem sentir, com quadros que podem durar semanas ou até mesmo anos.

5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

CLT: o que é o abono pecuniário e como calcular o valor

De acordo com a lei, para que os trabalhadores possam manter a saúde física e mental, é permitido tirar férias de 30 dias. Mas o que ocorre quando o empregado "vende as férias" para o empregador?

7 atitudes que a pessoa tem quando ela realmente está afim de você

As 7 atitudes que demonstram se a pessoa está realmente afim de você surgem nos detalhes, mas também na mudança de comportamento no cotidiano.

Afinal de contas, como os camaleões mudam de cor? Descubra aqui

Os camaleões têm a fascinante habilidade de mudar de cor, assumindo padrões marcantes e até mesmo se misturando com o ambiente em que se encontram.