Salário mínimo 2022 recebe novo valor previsto após estimativa da inflação

Com a alta da inflação, governo federal é obrigado a rever o piso nacional. Portanto, valor do salário mínimo em 2022 possui nova previsão.

Os preços nos supermercados, postos de gasolina e no comércio continuam subindo no país. Por isso, o governo federal teve que reajustar a expectativa para a inflação em 2021. Ao mesmo tempo, o salário mínimo 2022 recebeu um novo valor previsto.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o salário mínimo está atrelado ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O índice mede os custos básicos de vida do cidadão brasileiro (alimentos, produtos de higiene, entre outros) e indica se houve ou não inflação. Assim, toda vez que o INPC sobe, o salário mínimo deve ser reajustado de forma proporcional.

Novo valor do salário mínimo em 2022

De acordo com o secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, a equipe econômica reviu as expectativas da inflação para 2021. Antes, esperava-se um aumento de 8,4%. Agora, segundo ele, o governo passou a trabalhar com o número de 9,1%.

Ao mesmo tempo em que o INPC ultrapassou a previsão anterior, o salário mínimo em 2022 deve ter um reajuste proporcional ao da inflação. Portanto, a expectativa é de que o piso nacional saia de R$ 1.100 e vá para R$ 1.200, no ano que vem.

continua depois da publicidade

Conforme dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), cerca de 50 milhões de brasileiros são afetados pelos reajustes no salário mínimo. 24 milhões de brasileiros são aposentados ou pensionistas e o restante trabalha na iniciativa privada ou em órgãos públicos.

Salário mínimo em 2022: não haverá ganho real

O reajuste do salário mínimo baseado na inflação é um direito do trabalhador e está previsto na Constituição. Portanto, todos os anos o governo é obrigado a reajustar os valores. A ideia é que o poder de compra da pessoa se mantenha apesar da alta nos preços.

continua depois da publicidade

Como o governo só elevará o piso nacional baseado no INPC, não haverá ganho real. O ganho real só ocorre quando o aumento do salário mínimo é superior ao da inflação, aumentando o poder de compra.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade