Nesta terça, dia 4 de junho de 2024, saem os editais para a reposição de vagas nas Secretarias da Administração (SEAD PI), do Planejamento (SEPLAN PI) e para a Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev). O concurso SEPLAN, SEAD e PiauíPrev foi anunciado pelo governador Rafael Fonteles na segunda, dia 3.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) é a responsável pela realização dos certames, contando com o apoio das instituições promotoras. O secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, adiantou que a classificação final deverá ser liberada até o mês de abril de 2025.
De acordo com o governo do Piauí, o edital será publicado até o início da noite de segunda, no Diário Oficial do Estado (DOE) e nos sites da SEPLAN e da SEAD.
Quais os cargos do concurso SEPLAN, SEAD e PiauíPrev
Ao todo, são oferecidas 110 vagas, além de cadastro de reserva, para profissionais de nível superior. Os cargos em disputa são:
- Analista Governamental (90 vagas, sendo 45 para a SEPLAN e 45 para a SEAD); e
- Analista Previdenciário (20 vagas para Fundação Piauí Previdência – PiauíPrev).
Para Analista Governamental, o edital prevê a reposição de quatro especialidades: Gestão Pública, Planejamento e Orçamento, Infraestrutura e Tecnologia da Informação.
Portanto, se você tem formação superior em áreas como Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Antropologia, Engenheira de Agrimensura, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Economia, entre outras, prepare-se!
Concurso SEPLAN, SEAD e PiauíPrev: vencimento inicial
O vencimento inicial é de R$ 11.549,35. Rafael Fonteles se pronunciou por meio da sua rede social no Instagram, enfatizando a grande relevância desse concurso para a melhor gestão da máquina pública piauiense:
São concursos públicos em áreas que vão engrandecer e melhorar bastante a administração pública do Estado do Piauí: analista previdenciário e analista governamental. Com técnicos especializados, vamos continuar avançando na boa execução das políticas públicas.
Provas do concurso SEPLAN PI
O concurso SEPLAN, SEAD e PiauíPrev terá a aplicação de prova escrita objetiva, para todos os cargos envolvidos, com data provável de aplicação no dia 8 de setembro de 2024. As etapas adicionais serão as seguintes:
- Para o cargo de Analista Governamental: prova de estudo de caso, prova de títulos e curso de formação;
- Para o cargo de Analista Previdenciário: prova de títulos.
As provas objetivas e discursivas já têm local certo de aplicação: serão realizadas na capital piauiense, em Teresina, nos turnos matutino e vespertino:
- Pela manhã: provas para os cargos do quadro da Secretaria da Administração e para os cargos da Fundação Piauí Previdência; e
- Pela tarde: provas para os cargos do quadro da Secretaria do Planejamento.
Como se inscrever no concurso SEAD PI
As inscrições ocorrem a partir do dia 7 de junho até 4 de julho de 2024, exclusivamente por meio do site da Fundação Carlos Chagas. Após o preenchimento de todas as informações, pague a taxa, no valor de R$ 180,00.
Outra boa notícia é que será possível realizar a inscrição para mais de um cargo, desde que os candidatos verifiquem corretamente qual o horário da sua respectiva prova.
O concurso SEPLAN, SEAD e PiauíPrev terá validade inicial de um ano, mas esse prazo é passível de ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração.