Aviso: Novo RG começa a ser emitido em todo o país

Com o documento atualizado, o seu número antigo do RG simplesmente deixará de existir, passando a valer somente o CPF. Saiba como emitir.

Terminou o prazo para que os estados se readequassem para garantir a emissão do novo RG aos cidadãos que residem no Brasil. A partir desta quinta, 11/1, todas as unidades federativas devem disponibilizar o serviço para quem queira ter a versão atualizada do documento.

continua depois da publicidade

Lembrando que o antigo RG continua em vigor e não perderá a validade automaticamente. Conforme portaria divulgada recentemente pela Receita Federal, o número identificador do documento desatualizado somente deixará de valer a partir do ano de 2033.

Ou seja, não é necessário ter pressa para emitir a nova versão, que conta com layout repaginado e novas opções para incluir dados importantes. O RG atualizado também terá QR Code e MRZ para otimizar a vida dos brasileiros e garantir mais segurança.

Vamos explicar o que muda com o novo documento no decorrer da matéria. Aproveite a visita em nosso site e não deixe de conferir outros conteúdos já publicados. Temos de tudo um pouco para te manter informado, como dicas de estudo e notícias de concursos abertos no país.

continua depois da publicidade
Leia também

Onde é possível emitir o novo RG?

Caso seja a primeira via, será necessário solicitar agendamento do serviço em unidades que efetuem a emissão e sejam credenciadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de sua localidade. Em Goiás, por exemplo, o pedido pode ser feito diretamente no "Vapt Vupt".

Dentre os documentos que deverão ser apresentados, podemos listar: certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço (originais ou cópias autenticadas). Não será necessário levar uma foto 3x4, já que o registro da imagem será feito no momento.

continua depois da publicidade

A primeira via de papel é gratuita, mas as entidades podem cobrar uma taxa para a versão de plástico e, no caso, para a emissão da segunda via também. Mesmo com o novo RG, outros documentos não serão substituídos no país, como CNH, passaporte e outros.

Principais impactos do novo RG no Brasil

Com o documento atualizado, o seu número antigo do RG simplesmente deixará de existir, passando a valer somente o CPF. O Cadastro de Pessoas Físicas será o único número identificador dos cidadãos, com o objetivo de conter fraudes ou multiplicidades de RGs nos estados.

Também haverá a inclusão do QR Code para facilitar a verificação de autenticidade e otimizar a segurança do documento. Para viagens nacionais ou no Mercosul, o novo RG também será válida; até porque ele contará com o código MRZ que é usado para essa finalidade.

continua depois da publicidade

No momento do pedido, os cidadãos terão o direito de adicionar outros dados para incrementar o documento. Será possível, por exemplo, indicar o seu tipo sanguíneo, se permite a doação de órgãos no caso de óbito, nome social e assim por diante.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade