Novo RG pode substituir a CNH neste ano? Veja regras do governo

A pergunta que muitas pessoas fazem é uma só: afinal, o documento atualizado poderá substituir o CNH (Carteira Nacional de Habilitação)? Saiba mais.

O novo RG é uma novidade do governo federal que está sendo implementada gradativamente no país. Ao todo, 11 estados já possuem condições de emitir a versão atualizada do documento, que conta com QR Code e formas mais tecnológicas de segurança.

continua depois da publicidade

A principal mudança diz respeito à unificação do número identificador de cada cidadão brasileiro. Até porque, com o novo RG, o CPF será usado como único parâmetro em vez dos códigos que apareciam nos documentos antigos. A medida tem a intenção de evitar fraudes.

Antes, ao menos 27 RGs poderiam ser emitidos no Brasil - um para cada unidade federativa. Isso facilitava a aplicação de golpes, o que fez o governo repensar a forma de lidar com as informações de identificação dos brasileiros.

Até o momento, 2 milhões de documentos já foram emitidos no formato do novo RG. Mas a pergunta que muitas pessoas fazem é uma só: afinal, o documento atualizado poderá substituir o CNH (Carteira Nacional de Habilitação)? Você confere a resposta no decorrer da matéria.

continua depois da publicidade
Leia também

Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos por aqui. Além de te deixar por dentro do novo RG e outros documentos oficiais, também cobrimos pautas sobre economia, educação, vagas de emprego e concursos públicos abertos.

O que muda com o novo RG?

Com o novo RG, não haverá distinção entre nome social e o que foi registrado em cartório. O documento terá QR Code para melhorar a segurança e autenticidade dos dados, além do código de padrão internacional (MRZ).

continua depois da publicidade

Além disso, o CPF será usado como o único número identificador dos brasileiros. Vale lembrar que nem todos os estados emitem o novo RG. O prazo para todas as unidades federativas se readequarem às novas regras vai até o dia 6 de dezembro de 2023.

Após este período em específico, todos os estados deverão disponibilizar o serviço de emissão. Será necessário comparecer à Secretaria de Segurança Pública para obter o novo RG, portando certidão de nascimento ou casamento em formato físico ou virtual.

Confira os estados que já contam com o serviço:

continua depois da publicidade
  • Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Goiás;
  • Mato Grosso;
  • Minas Gerais;
  • Pernambuco;
  • Piauí;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • Santa Catarina.

Novo RG pode substituir o CNH?

Apesar de o novo RG ter a intenção de usar o CPF como único número identificador, outros documentos oficiais continuam valendo, a exemplo da CNH. Até porque a carteira de motorista conta com regras específicas e é regulamentada pelo Detran.

Dessa maneira, ela não será substituída pela versão atualizada do RG e continuará sendo necessária para a condução de veículos no país. O mesmo vale para o passaporte no caso de viagens internacionais. Em voos domésticos, o novo RG será o suficiente durante o check-in.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade