Quais estados já emitem o novo RG? Lista foi ampliada em 2024

Alguns estados já estavam permitindo a emissão do novo RG e, nas últimas semanas, mais unidades federativas integraram a lista. Saiba mais detalhes.

O novo RG, também conhecido como Carteira de Identidade Nacional, foi implementada pelo governo com o objetivo de facilitar o manuseio dos documentos pessoais, tornando o CPF como o único número identificador. Evitando, assim, fraudes ou muitas burocracias.

continua depois da publicidade

Além do QR Code para aumentar a segurança dos brasileiros, o layout do documento também foi alterado. Será possível, inclusive, ter acesso ao MRZ (Zona Legível por Máquina) para deixar o novo RG ainda mais moderno e atualizado conforme as tendências tecnológicas.

Mas, conforme foi noticiado pelo governo federal, a migração está sendo feita de maneira gradual, sendo que a versão antiga do documento ainda continuará em vigor até o dia 28 de fevereiro de 2032. A ideia é que, com o tempo, o RG que conhecemos acabe caindo em desuso.

Alguns estados já estavam permitindo a emissão do novo RG e, nas últimas semanas, mais unidades federativas integraram a lista. Em nossa matéria, você confere mais detalhes sobre o assunto. Também vamos te mostrar como é possível realizar o procedimento no país.

continua depois da publicidade
Leia também

O que mudará com o novo RG?

Em linhas gerais, a ideia é de fazer com que o CPF se torne o único número identificador dos brasileiros. Isso porque, nos anos anteriores, era possível emitir um RG por estado, ou seja, 27 no total. Tal prática facilitava fraudes dos documentos, e o governo quer mudar o cenário.

Inclusive, também haverá QR Code e o código de padrão internacional, MRZ. O documento, além do mais, deixará de ter distinção entre nome social e registro civil. O campo de "sexo", aliás, não estará mais presente a partir das novas emissões da versão atualizada do RG.

continua depois da publicidade

Quais estados já emitem o documento no país?

O governo federal informou que os estados têm até o dia 11 de janeiro para se organizarem, com o objetivo de garantirem a emissão do novo RG para os respectivos residentes das unidades federativas. A partir desse prazo, será possível solicitar o documento no território nacional.

Alguns deles já conseguirem criar condições para levar o procedimento adiante, ampliando a lista anterior de estados que disponibilizam o serviço aos brasileiros. Confira:

  1. Acre;
  2. Alagoas;
  3. Amazonas;
  4. Distrito Federal;
  5. Goiás;
  6. Maranhão;
  7. Mato Grosso;
  8. Minas Gerais;
  9. Paraíba;
  10. Paraná;
  11. Pernambuco;
  12. Piauí;
  13. Rio de Janeiro;
  14. Rio Grande do Sul;
  15. Rondônia;
  16. Santa Catarina;
  17. São Paulo;
  18. Sergipe.

Além disso, mais cinco estados estão se preparando e devem garantir o serviço em breve, sendo eles: Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Tocantins. Lembrando que o pedido pode ser feito diretamente na Secretaria de Segurança Pública.

continua depois da publicidade

No ato, será preciso levar certidão de nascimento ou casamento em qualquer formato (online ou físico). A primeira versão é livre de taxas ou qualquer tipo de pagamento, mas geralmente o órgão cobra uma determinada quantia a partir da segunda emissão do documento.

Além do mais, quem optar pela versão de plástico também deverá arcar com taxas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade