Calendário FGTS 2024: confira datas de liberação dos saques

A liberação do saque-aniversário do FGTS em 2024 foi organizada conforme o mês em que os trabalhadores nasceram. Confira o calendário oficial.

A modalidade de saque-aniversário do FGTS já teve calendário anunciado pelo governo federal, sendo que as datas são organizadas conforme o mês em que as pessoas nasceram. Aqueles nascidos em janeiro, por exemplo, já podem fazer a retirada do valor correspondente.

continua depois da publicidade

Lembrando que esse tipo de saque garante o resgate de parte do saldo que está disponível em qualquer conta ativa ou inativa do fundo. E isso ocorre uma vez ao ano. Como contrapartida, o solicitante não poderá sacar a quantia depositada em caso de demissão sem justa causa.

Apenas a multa rescisória será disponibilizada aos trabalhadores que foram desligados da empresa. Por isso, é importante ter cautela na hora de aderir à modalidade, no sentido de fazer uma escolha consciente a partir das necessidades encontradas e do cenário a longo prazo.

Aproveite a visita em nosso site e não deixe de conferir mais conteúdos que já publicamos por aqui, como dicas de estudo e notícias de concursos abertos. Também cobrimos pautas sobre economia, programas sociais, tecnologia, curiosidades e estudos científicos.

continua depois da publicidade
Leia também

Regras do saque-aniversário podem mudar em 2024

Durante meses anteriores, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou a sua vontade em alterar as regras voltadas ao saque-aniversário. A ideia seria de permitir o resgate de todo o valor presente nas contas, mesmo em cas ode demissão sem justa causa.

A mudança estava prometida para 2023, mas o projeto de lei não foi votado e sancionado em tempo hábito. Dessa maneira, a pasta provavelmente enviará a proposta com todas as novas regras até março deste ano de 2024, segundo informações preliminares.

continua depois da publicidade

Calendário FGTS 2024: datas oficiais para liberação dos saques

Assim como ocorreu durante os anos anteriores, a liberação do saque-aniversário do FGTS em 2024 será organizada conforme o mês em que os trabalhadores nasceram. Aqueles que fazem aniversário em janeiro, por exemplo, já podem retirar parte do valor disponível nas contas.

Lembrando que a retirada do dinheiro pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, bem como casas lotéricas e terminais de autoatendimento no caso de quem tenham senha do Cartão Cidadão. Confira, abaixo, o cronograma completo disponibilizado pelo governo federal:

  • Nascidos em janeiro: saque disponível entre 2 de janeiro e 29 de março de 2024;
  • Nascidos em fevereiro: 1º de fevereiro a 30 de abril de 2024;
  • Nascidos em março: 1º de março a 31 de maio de 2024;
  • Nascidos em abril: 1º de abril a 28 de junho de 2024;
  • Nascidos em maio: 2 de maio a 31 de julho de 2024;
  • Nascidos em junho: 3 de junho a 30 de agosto de 2024;
  • Nascidos em julho: 1º de julho a 30 de setembro de 2024;
  • Nascidos em agosto: 1º de agosto a 31 de outubro de 2024;
  • Nascidos em setembro: 2 de setembro a 30 de novembro de 2024;
  • Nascidos em outubro: 1º de outubro a 29 de dezembro de 2024;
  • Nascidos em novembro: 1º de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025;
  • Nascidos em dezembro: 2 de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025.

Lembrando que o saque-aniversário é uma modalidade optativa. Nenhum trabalhador é obrigado a fazer sua adesão. Caso queira receber o dinheiro no mesmo ano, o interessado precisa optar pela modalidade até o último dia do mês de seu aniversário.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade