1ª parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana

Confira, em nossa matéria, quem tem direito ao 13º salário em 2023 e qual é o prazo limite para o depósito da primeira parcela.

Está terminando o prazo para que os empregadores realizem o pagamento da 1ª parcela do 13º salário neste ano de 2023. A gratificação natalina geralmente é paga aos funcionários formais regidos pela CLT, além de servidores públicos e trabalhadores rurais.

continua depois da publicidade

Aposentados e pensionistas do INSS também fazem jus ao benefício, mas, como o pagamento foi antecipado durante o primeiro semestre, somente haverá nova rodada em 2024. Em nossa matéria, você fica por dentro das principais regras vinculadas ao 13º salário.

Aproveite a visita em nosso site e explore outros conteúdos que já publicamos. Além de economia e programas sociais, também cobrimos pautas sobre ciência, curiosidades, dicas de estudo, métodos de aprendizagem, notícias de concursos abertos e muito mais.

Quem terá direito ao 13º salário em 2023?

Leia também

Para fazer jus à gratificação natalina, é necessário ter atuado na empresa durante pelo menos 15 dias no ano de referência. O valor do 13º salário é calculado de acordo com os meses trabalhados, sendo necessário considerar os descontos do INSS e IRPF na segunda parcela.

continua depois da publicidade

Confira quais grupos de trabalhadores possuem direito ao benefício neste ano:

  • Trabalhadores formais regidos pela CLT, desde que não tenham sido demitidos por justa causa;
  • Servidores públicos em órgãos de esferas municipais, estaduais e federais;
  • Aposentados e pensionistas do INSS – como já receberam o valor durante o primeiro semestre de 2023, somente terão direito à gratificação do ano que vem. O calendário ainda não está disponível para consulta;
  • Trabalhadores rurais e domésticos;
  • Trabalhadores avulsos com intermediação de algum sindicato, geralmente.

Para ter uma noção do valor que será pago, basta fazer alguns cálculos simples. Olha só: divida o salário-base recebido em outubro por 12 (número de meses no ano) e, depois, multiplique pela quantidade de meses atuados na empresa (somente no ano de 2023).

continua depois da publicidade

Mas lembre-se que o valor não virá de maneira integral, porque devemos considerar os descontos tributários e previdenciários da segunda parcela. Em caso de dúvidas, vale entrar em contato diretamente com o RH de sua empresa para obter mais informações.

Primeira parcela deve ser paga até esta semana

De acordo com as regras oficiais da gratificação natalina, a primeira parcela deve ser paga pelos empregadores até o dia 30 de novembro de 2023, ou seja, até esta quinta-feira. O prazo é o mesmo caso a companhia tenha optado pelo depósito em cota única.

Por sua vez, a segunda parcela do 13º salário precisa ser transferida aos funcionários até o dia 20 de dezembro do mesmo ano.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade