O Dia da Proclamação da República (15/11) é considerado como um feriado nacional por ser uma época importante na história de nosso país. Até porque o legado deixado pela transição entre formas diferentes de governo continua influenciando a sociedade brasileira.
Em 2023, este feriado nacional caiu nesta quarta-feira e inúmeros setores do comércio devem funcionar de maneiras excepcionais, a depender da localidade. Os trabalhadores regidos pela CLT e servidores públicos, por sua vez, têm direito à dispensa do expediente.
Mas e quanto aos Correios, INSS e bancos: o que abre e fecha durante o Dia da Proclamação da República? Vamos te explicar, em nossa matéria, o que ficou definido para cada uma dessas instituições. Assim, você consegue se planejar com certa antecedência.
O que abre e fecha durante o feriado da Proclamação da República (15/11)?
- Bancos: as instituições não terão expediente durante o dia 15 de novembro, mas os caixas eletrônicos devem funcionar normalmente. Aplicativos e internet banking seguem disponíveis para acesso dos clientes. Quem tem contas com vencimento no feriado nacional, por sua vez, podem pagar as respectivas faturas no dia seguinte, 16/11;
- Correios: também não haverá expediente nas unidades da empresa pública durante o feriado da Proclamação da República. Contudo, os canais automatizados de atendimento devem continuar funcionando;
- Agências do INSS: as unidades do Instituto Nacional de Seguro Social não devem funcionar durante o feriado desta quarta-feira. Os segurados podem somente solicitar serviços automatizados pelo telefone 135. Expediente retorna na quinta-feira, 15/11.
Sobre a Proclamação da República
No final do século XIX, o Brasil vivia sob o regime monárquico, liderado pelo imperador Dom Pedro II. Insatisfações políticas, econômicas e sociais estavam borbulhando nas diversas camadas da sociedade brasileira.
O descontentamento com o sistema imperial, aliado à abolição da escravatura em 1888, criou um cenário propício para mudanças significativas. O movimento republicano ganhou força com líderes como Marechal Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant.
Esses personagens desempenharam papéis cruciais na articulação e execução da Proclamação da República. Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um movimento que resultou na queda do Império.
O imperador Dom Pedro II foi deposto, e o país iniciou sua jornada como uma república federativa.
Próximos feriados nacionais
Além da Proclamação da República, haverá mais um feriado nacional em 2023: o Natal (25/12), que será celebrado numa segunda-feira. As demais folgas devem ocorrer ao longo do ano que vem, sendo que grande parte delas devem cair em finais de semana. Veja calendário:
- Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
- Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
- Páscoa: 31 de março. Cai num domingo;
- Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
- Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
- Corpus Christi: 30 de maio. Cai numa quinta-feira;
- Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
- Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
- Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
- Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
- Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.