Processo seletivo IBGE teve banca definida; 8,1 mil vagas autorizadas

Com 8.141 vagas temporárias autorizadas, processo seletivo IBGE terá diversas bancas, sendo a primeira delas já definida para a função de Agente Censitário de Mapeamento.

A Portaria nº 11/2023 foi publicada no dia 17 de maio de 2023, no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, autorizando a abertura de 8.141 vagas temporárias no processo seletivo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira, 31 de maio, a primeira banca organizadora foi confirmada, e será a Selecon, que estará organizando o certame com 128 vagas para a função de Agente Censitário de Mapeamento. Para provimento das demais vagas autorizadas, outras bancas deverão ser nomeadas em breve.

Processo seletivo IBGE tem primeira banca organizadora nomeada

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística definiu a primeira empresa que será responsável pelo processo seletivo IBGE de temporários deste ano. Das 8.141 vagas autorizadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 148 ocupações terão a banca organizadora Instituto Selecon à frente da seleção.

Leia também

O extrato de dispensa de licitação foi publicado nesta quarta-feira, 31 de maio, no Diário Oficial da União. Assim, de acordo com o documento, a instituição será responsável pela organização e execução do processo seletivo para a função de Agente Censitário Mapeamento, destinado a profissionais de nível médio.

continua depois da publicidade

Além da função informada, o IBGE também está autorizado a preencher outras, confira:

  • 120 vagas para a função de Codificador, destinadas a profissionais de nível médio;
  • 6.742 vagas para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento, destinadas a profissionais de nível médio;
  • 806 vagas para a função de Supervisor de Coleta e Qualidade, que exige nível superior;
  • 49 vagas para a função de Supervisor de Pesquisa, que exige nível superior.

A remuneração para as funções autorizadas ainda não foi informada pelo órgão, mas seguindo os valores do último seletivo, podem variar de R$ 600,00 até R$ 5.100,00. Além disso, os contratados pelo IBGE recebem alguns benefícios, dentre os quais o 13º salário, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar e férias proporcionais.

continua depois da publicidade

Processo seletivo IBGE 2023: situação atual

O próximo passo para alcançar todas as vagas autorizadas pelo governo federal é a definição das demais bancas organizadoras do processo seletivo, que deve ocorrer em breve. Após isso, haverá publicação das assinaturas dos contratos entre os órgãos, para dar sequência a escolha da data de divulgação dos editais.

Vale lembrar que, conforme o IBGE já havia informado, serão realizadas provas unicamente destinadas para as pessoas que não foram contratadas nos últimos dois anos.

Todas essas vagas são destinadas à contratação de profissionais temporários, que vão desenvolver atividades relacionadas ao Censo Demográfico 2022 e à coleta de pesquisas do IBGE.

continua depois da publicidade

O prazo de publicação dos editais do processo seletivo simplificado, para preenchimento de todas as vagas, será de até seis meses, contado a partir da publicação da Portaria de autorização. Ou seja, os documentos devem ser anunciados até novembro de 2023.

Processo seletivo IBGE: como será a seleção?

Levando em consideração os últimos editais de processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os profissionais inscritos devem ser avaliados por meio de prova de títulos, em que serão pontuados critérios relacionados à qualificação profissional.

As vagas deverão ser distribuídas por todo o país, já que as oportunidades são para desempenhar atividade em campo de coleta e atualização de dados da população. Contudo, os municípios para lotação serão divulgados apenas no edital de abertura.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade