Calendário de feriados: veja quais folgas poderão ser prolongadas em 2023

O ano de 2023 já tem seu calendário de feriados definido. Algumas datas possibilitarão folgas prolongadas para trabalhadores e estudantes.

O ano de 2022 já está na reta final, restando apenas o mês de dezembro. com isso, muitos trabalhadores e estudantes já ficam de olho no calendário de feriados do ano que vem. A boa notícia é que muitas folgas poderão ser prolongadas.

Vale lembrar que o calendário de feriados nacionais é determinado pelo Ministério da Economia. Ao todo, estão previstos nove recessos, sendo que sete deles poderão ser emendados.

Diferença entre feriado e pontos facultativos

Vale ressaltar que, apesar de serem confundidos por muita gente, feriados são diferentes dos pontos facultativos. O primeiro é considerado um dia de folga, não sendo permitido que a pessoa trabalhe.

Somente profissões de serviços essenciais e outras previstas em lei podem desempenhar suas funções. Além disso, quem trabalha no feriado por meio da CLT tem direito a receber em dobro e ainda ter um dia de folga ao longo da semana.

Os pontos facultativos, como o próprio nome indica são dias nos quais o trabalho é optativo. Os órgãos públicos decidem se liberarão ou não os servidores públicos. O mesmo funciona com as empresas privadas, com os empregadores decidindo se darão ou não folga aos seus funcionários.

Calendário de feriados de 2023

Conforme o calendário de feriados nacionais para 2023, o ano que vem contará com os seguintes dias de folga:

  • 01 de janeiro de 2023 (domingo): Ano novo (Confraternização Universal);
  • 07 de abril 2023 (sexta-feira): Paixão de Cristo;
  • 21 de abril 2023 (sexta-feira): Dia de Tiradentes;
  • 01 de maio 2023 (segunda-feira): Dia do Trabalho
  • 7 de setembro 2023 (quinta-feira): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro 2023 (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil);
  • 2 de novembro 2023 (quinta-feira): Finados;
  • 15 de novembro 2023 (quarta-feira): Proclamação da República;
  • 25 de dezembro 2023 (segunda-feira): Natal.

Como é possível observar os feriados de Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal são os que permitem a emenda dos dias, resultando em folgas prolongadas.

Carnaval e Corpus Christi também podem ofertar folgas

O Carnaval, tradicionalmente celebrado em uma terça-feira cairá no dia 21 de fevereiro. Já Corpus Christi será no dia 08 de junho. Assim, teoricamente, esses dias permitiram emendas.

O problema é que ambas as datas são consideradas pontos facultativos a nível nacional. Ou seja, elas não garantem uma folga com certeza. Somente em alguns estados e cidades que o Carnaval e Corpus Christi são feriados.

Assim, se a pessoa vive em um local onde não é dia de folga, terá que contar com a liberação do patrão ou do órgão público. Caso contrário, terá de trabalhar normalmente, conforme prevê a lei.

Dia da Consciência Negra pode virar feriado

O calendário de feriados nacionais pode ganhar uma nova data. Um Projeto de Lei do Senado (n° 482/2017), apresentado pelo senador Paulo Paim (PT – RS), tem como objetivo tornar o dia da Consciência Negra um feriado nacional. O PLS já está tramitando, tendo sido aprovado pelo Senado, faltando a Câmara.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e já é feriado em algumas cidades. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares e é utilizada como forma de lembrança da cultura negra, do combate ao racismo e à desigualdade racial.

Leia também

você pode gostar também

NASA: viagem para Marte pode acontecer ainda em 2023

Uma equipe de cientistas explica que a propulsão térmica a laser pode reduzir o tempo de viagem, que atualmente é de cerca de seis meses.

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.