Novo feriado pode ser aprovado em 2023; veja data prevista da folga

O Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro, pode se tornar feriado nacional segundo a Agência Senado.

Os brasileiros podem ter um novo feriado nacional em breve. Isso se o Projeto de Lei apresentado inicialmente pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) for aprovado. O PL 3268/2021 já passou pelo Senado e ainda deve ser analisado pela Câmara dos Deputados antes de ser aceito ou rejeitado pelo presidente.

Leia também

O PL 3268/2021 visa tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional oficial. A data é celebrada anualmente em 20 de novembro, desde 2003, e foi instituída por uma lei assinada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Embora tenha sido oficializada, a data não foi declarada como feriado nacional e cabe a cada estado e município decidir se declara ou não um dia de folga.

Muitos locais incorporaram o dia 20 de novembro em seus calendários como feriado. É o caso de São Paulo e de todas as cidades do Rio de Janeiro, por exemplo.

Atualmente, cinco estados e mais de mil municípios consideram esse dia também como feriado. Além do Rio de Janeiro, todas as cinco cidades de Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso também proclamam esta data como feriado oficial em seus calendários.

Só no estado de São Paulo – incluindo sua capital – mais de 100 cidades reconhecem o dia 20 de novembro como feriado oficial em seus calendários.

Novo feriado nacional

A medida que prevê que o dia 20 de novembro seja feriado nacional já foi aprovada no Senado Federal e passou por uma votação aberta ao público no site do Senado para conhecer a opinião dos brasileiros sobre a questão.

Assim, um total de 3.765 pessoas votaram a favor de tornar o dia 20 de novembro um feriado nacional, enquanto 2.752 votaram contra. A decisão deve passar pela Câmara Federal antes ser sancionada pelo presidente da República.

Origem do Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro foi escolhido para homenagear o dia em que Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto em 1695. A data foi proposta por um grupo de jovens ativistas na década de 1970, que questionava a legitimidade do 13 de maio, como uma celebração da luta dos negros pela liberdade e como um marco do fim da escravidão no Brasil.

Segundo esse movimento, que incluía fundadores do Grupo Palmares, o dia 20 de novembro representou melhor a luta pela liberdade e permitiu uma reflexão mais profunda sobre as questões raciais ao trazer luz à história de Zumbi.

Zumbi foi um dos maiores líderes negros do Brasil e o último líder do Quilombo dos Palmares. Formado em grande parte por escravos que fugiram das plantações de cana-de-açúcar, esse espaço foi um dos locais mais significativos para a resistência negra durante a era colonial do Brasil.

Por fim, uma expedição bandeirante destruiu o quilombo em 1694. Com efeito, Zumbi foi capturado em 1695 e decapitado. Além de comemorar a história de Zumbi na luta contra a escravidão, o dia 20 de novembro é marcado por atividades que celebram a cultura negra e o legado do seu povo, cuja influência se faz presente em todos os cantos do Brasil.

Leia também


você pode gostar também

Salário mínimo 2023: veja qual é a previsão atual do valor para ano que vem

Novo governo do Partido dos Trabalhadores prevê reajuste salarial acima da inflação, elevando o valor pago do salário mínimo a todos os brasileiros.

Chuvas intensas podem afetar 1,4 mil cidades nesta quarta (7), alerta INMET

Alerta começou a valer às 11h desta quarta-feira (7) e se estende até 11h de amanhã (8/12), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia.

Feirão Serasa Limpa Nome é prorrogado; saiba como participar

As negociações do Feirão Serasa Limpa Nome estariam disponíveis até o dia 5 de dezembro, mas a data foi prorrogada por conta do sucesso do evento.

INMET alerta: 1,7 mil cidades podem ser atingidas por chuvas intensas nesta terça, 6

Alerta de chuvas intensas foi emitido nesta terça-feira, dia 06/12, para grande parte do país. De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica.

Chuva de meteoro acontece em dezembro; veja data do fenômeno

Em poucos dias, será possível observar o pico máximo da chuva de meteoros mais importante do mês de dezembro e uma das últimas do ano.

TikTok: dancinhas podem gerar demissão por justa causa; entenda

Se você costuma fazer dancinhas no TikTok em seu ambiente de trabalho precisa ficar atento ao conteúdo que posta na rede social chinesa para não ser demitido por justa causa.