IR: Receita abre consulta à restituição da malha fina; veja quem tem direito

A Receita Federal abriu consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física de outubro. Veja como fazer a consulta.

A Receita Federal abre nesta segunda-feira, 24 de outubro de 2022, a consulta ao lote residual da malha fina do Imposto de Renda 2022. O dinheiro da restituição será pago no próximo dia 31 para mais de 470 mil contribuintes, que soma R$ 800 milhões.

continua depois da publicidade

A restituição do IR (Imposto de Renda) é um procedimento padrão, realizado de maneira anual pela Receita Federal, após receber as declarações dos cidadãos.

IR: Receita abre consulta à restituição da malha fina

Cerca de 470 mil contribuintes, que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco, receberão R$ 800 milhões. A Receita Federal abre hoje a consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Leia também

A consulta deve ser realizada na página da Receita Federal na internet:

continua depois da publicidade
  • Após acessar o endereço eletrônico informado, será preciso clicar na opção “Meu Imposto de Renda”;
  • Depois, selecione a opção “Consultar a Restituição”.

Além disso, será possível realizar a consulta no aplicativo da Receita Federal. O pagamento será realizado no dia 31 de outubro de 2022, junto à conta informada na declaração do Imposto de Renda.

Ao todo, mais de 471 mil contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados. Caso o contribuinte não esteja cadastrado na lista, vai precisar entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Caso haja alguma pendência, será preciso enviar uma declaração retificadora e esperar aos próximos lotes da malha fina.

continua depois da publicidade

A Receita Federal alertou que, caso o Pix escolhido ou conta bancária indicada tenham algum problema, o dinheiro do contribuinte ficará guardado no Banco do Brasil por até 12 meses.

O resgate pode ser realizado de maneira presencial, no endereço eletrônico do BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais cidades).

Restituição do Imposto de Renda 2022: calendário completo

restituição imposto de renda, restituição irpf

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO.

Segundo dados da Receita Federal, o calendário da restituição do Imposto de Renda foi composto por cinco datas para liberação durante o ano. Veja o cronograma completo a seguir:

continua depois da publicidade
  • 1º lote: liberado aos cidadãos no dia 31 de maio de 2022;
  • 2º lote: liberado aos cidadãos no dia 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado aos cidadãos no dia 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado aos cidadãos no dia 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado aos cidadãos no dia 30 de setembro de 2022.

É importante salientar que a restituição poderá ser realizada pelo Pix, pela primeira vez na história. Para que o pagamento fosse liberado assim era preciso que o contribuinte informasse a chave com número do seu CPF no momento da declaração para poder receber o dinheiro. A forma tradicional para pagamento da conta bancária escolhida, também permanece.

Vale lembrar que os cidadãos que caíram na malha fina em 2022 provavelmente não estarão inclusos na restituição do IR deste ano. De acordo com a Receita Federal, mais de 2 milhões de contribuintes se encontram nessa situação. A malha fina acontece quando o cidadão oculta seus rendimentos, quando há erros em deduções ou informações incorretas passadas pelo contribuinte.

Aqueles que não concordarem com essa situação estabelecida pela Receita Federal, deverão apresentar os argumentos e provas que justifiquem sua apelação. Caso a pessoa perca, ainda há opção de entrar com um processo na Justiça, que pode demorar anos para alguma resposta.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade