Prazo extra para renovar CNH pode entrar em vigor no país; veja regras

Por meio da proposta, prazo extra para renovar CNH pode ser maior do que os atuais 30 dias corridos até o vencimento.

Uma proposta que busca oferecer um prazo extra para renovar CNH está em análise na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 2496/22, do deputado José Nelto (PP – GO), visa estender por 60 dias a validade da carteira de habilitação após o prazo comum de renovação.

Leia também

Deste modo, o documento pode ser utilizado para a condução de veículo e como meio de comprovar a identidade. O texto do deputado ainda altera a Lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Atualmente, a validade da Carteira Nacional de Habilitação está baseada no prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, com renovação periódica.

Igualmente, a proposta de Nelto faria a alteração da classificação de uma infração. De acordo com o código, dirigir o veículo com a carteira vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima, marcando 7 pontos na carteira de motorista.

Questões da proposta de prazo extra para renovar CNH

Por meio de sua medida, o deputado José Nelto pretende permitir que motoristas de menor renda possam se organizar com calma para renovar o documento.

Além disso, o parlamentar reflete sobre como uma renovação pode custar até meio salário mínimo, dinheiro essencial para muitos condutores.

Em sua defesa, Nelto explica sobre a necessidade de um pequeno reajuste nos dias após o vencimento do exame de aptidão física e mental. Assim, uma simples renovação não precisa virar uma multa, ou até mesmo uma apreensão.

No momento, a proposta do deputado tramita em caráter conclusivo, e deve ser analisada pelas comissões de Viação e Transportes, bem como de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Alteração de prazo em 2022

Com a pandemia do COVID-19, muitos motoristas não conseguiram renovar suas carteiras de habilitação a tempo. Deste modo, o governo federal estendeu de forma excepcional o prazo comum de 30 dias para um grupo específico de condutores.

Por meio da modificação temporária dos prazos, motoristas que tivessem documentos com vencimento entre junho e agosto de 2020 tinham até o dia 31 de janeiro deste ano para atualizar seus registros, por exemplo.

Passado este período, a carteira passou a ser considerada como oficialmente vencida. Outras datas ainda possuem vencimento nas seguintes épocas:

  • CNH vencida em setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020: renovação até 28 de fevereiro de 2022;
  • CNH vencida em janeiro, fevereiro e março de 2021: renovação até 31 de março de 2022;
  • CNH vencida em abril de 2021: renovação até 30 de abril de 2022;
  • CNH vencida em maio de 2021: renovação até 31 de maio de 2022;
  • CNH vencida em junho de 2021: renovação até 30 de junho de 2022;
  • CNH vencida em julho de 2021: renovação até 31 de julho de 2022;
  • CNH vencida em agosto de 2021: renovação até 31 de agosto de 2022;
  • CNH vencida em setembro de 2021: renovação até 30 de setembro de 2022;
  • CNH vencida em outubro de 2021: renovação até 31 de outubro de 2022;
  • CNH vencida em novembro de 2021: renovação até 30 de novembro de 2022;
  • CNH vencida em dezembro de 2021: renovação até 31 de dezembro de 2022.

Deste modo, para motoristas que se enquadrem na categoria, restam as renovações de outubro, novembro e dezembro. As demais carteiras que vencerem seguem o padrão de 30 dias de prazo.

É importante ter em mente que dirigir com a carteira vencida, além de marcar 7 pontos na carteira, ainda implica no recebimento de uma multa de R$ 293,47. 

Leia também


você pode gostar também

Concursos públicos: mais de 54 mil vagas estão abertas no país

Entre concursos públicos e processos seletivos, o Brasil conta com milhares de vagas em todas as regiões para vários níveis de escolaridade.

Novo remédio passa a ser o mais caro do mundo; valor de R$ 18 milhões

Estima-se que mais de 190 mil pessoas sofram da doença em todo o mundo, por isso este novo medicamento dá esperança para quem pode pagar o valor do fármaco.

Tempestades podem atingir 1,3 mil cidades a partir desta segunda, 28

Inúmeras cidades brasileiras podem ser atingidas por chuvas intensas entre esta segunda (28) e terça-feira (29/11). Veja se a sua região está na lista.

Reforma Tributária deverá ser prioridade do próximo governo em 2023

O plano do novo governo é aprovar a Reforma Tributária no início de 2023, aproveitando propostas já existentes no Congresso Nacional.

Copa do Mundo: Receita Federal terá atendimento diferenciado

Em um primeiro momento, o atendimento diferenciado da Receita Federal somente acontecerá nos jogos do Brasil da primeira fase da Copa do Mundo 2022 do Catar. Saiba mais.

IBGE: expectativa de vida do brasileiro fica mais alta

Em dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por meio de seus levantamentos, aponta que a população brasileira ganhou 2,4 anos de vida.