Servidor federal poderá ser MEI em 2022? Entenda a nova proposta

Projeto de lei que discute a matéria será analisado pelo Senado brasileiro. Confira se proposta está ou não a favor do servidor.

O Senado vai passar por fase de análise de um projeto de lei (PL 2.332/2022), que discute se servidor federal poderá ser MEI. A proposta é de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e visa fazer modificações no estatuto dos servidores públicos federais, a Lei 8.112/90.

Leia também

O ordenamento jurídico brasileiro prevê situações em que o acúmulo de atividades remuneradas não prejudica o servidor público, por exemplo. Há também casos específicos em que é vedado o acúmulo de tais atividades.

Atualmente em fase de análise, o projeto ainda espera os próximos passos, para realmente poder dizer se será aprovado ou não o novo dispositivo.

Servidor federal poderá ser MEI?

Proposta do senador Nelsinho Trad, o Projeto de Lei nº 2.332 permite em seu texto que servidores públicos federais atuem como microempreendedores individuais, enquadrados no MEI.

Essa proposta, que ainda aguarda o despacho das comissões da casa, modifica o estatuto dos servidores públicos (representados pela Lei 8.112/90).

Não há previsão em lei para ocupação deste tipo e, segundo o próprio senador, já existem casos em lei que o servidor pode exercer atividade remunerada, porém nunca como MEI.

Regras do projeto

A proposta que decide o futuro do servidor federal, altera o regime jurídico único dos servidores da União (artigo 117, inciso X).

Este regime veda aos integrantes do serviço público federal a participação em cargos de gerência ou na administração de sociedade privada, além de exercer o comércio (exceto como acionista, cotista ou comanditário).

Nesse sentido, o PL nº 2.332, de autoria do senador Nelsinho Trad, observa em seu texto que existem hipóteses no ordenamento jurídico que reconhecem que os servidores públicos podem exercer mais de uma atividade remunerada.

Dessa maneira, o texto traz que, desde que se faça respeitada a compatibilidade de horários e assegurado o regular exercício do cargo público, a atividade do MEI não se distingue de atividades remuneradas atualmente facultadas ao servidor.

Portanto, não deveria ser vedada a atuação do servidor como microempreendedor individual (MEI).

Exceção

O único caso previsto como exceção no texto do projeto de lei que trata sobre a atuação como MEI dos servidores federais diz respeito aqueles que ocupam funções de confiança ou cargos em comissão.

O argumento do parlamentar é de que os servidores que ocupam tais funções se encontram submetidos a um regime de dedicação exclusiva. Outro ponto a observar também são os casos em que exista conflitos de interesse.

Por fim, o projeto de lei quer assegurar ao servidor o direito de empreender e, assim, poder complementar seus rendimentos e assegurar melhores condições de vida para toda a sua família.

Servidor federal MEI: status do projeto de lei

Atualmente em fase de análise, o projeto de lei ainda aguarda despacho que vai determinar em quais comissões a proposta poderá tramitar. É o mesmo despacho que também vai dizer se o projeto de lei que avalia se ele precisa passar pelo Plenário da casa ou não.

Caso não precise, basta apenas o resultado das deliberações realizadas pelas comissões temáticas, uma vez já escolhidas dentro do Senado.

Leia também

você pode gostar também

13º salário: veja regras e quem tem direito ao valor neste ano de 2022

O 13º salário corresponde a um benefício trabalhista previsto na legislação brasileira, mas existem regras para determinar quem tem direito ao valor neste ano de 2022.

Concurso INSS: Cebraspe aplica provas neste domingo, 27

Avaliações do concurso INSS cobrarão diversos conhecimentos do candidato. Saiba também como conferir o local de prova.

Salário mínimo 2023 tem novo valor previsto; alta pode ser de até 1,4%

Com as negociações da equipe de transição do presidente eleito Lula, salário mínimo 2023 tem novo valor previsto, baseado no método de aumento real.

INMET alerta: chuvas intensas podem atingir mais de 1,2 mil cidades do país

Alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta sexta-feira (25) e tem validade até amanhã, dia 26/11, às 10h.

IR: novo lote residual da restituição será pago em breve

Mais de 556 mil contribuintes terão acesso, em breve, ao lote residual do IR de novembro. Confira data e regras.

Mutirão: acaba em poucos dias o prazo para negociar dívidas com bancos

Ação de renegociação de dívidas está ofertando condições especiais para quem quiser limpar seu nome junto a bancos e instituições financeiras.