CNH: motorista terá prazo extra para renovar o documento? Veja projeto

O prazo extra para renovar a CNH é uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados para atender principalmente os brasileiros socialmente vulneráveis.

O Projeto de Lei número 2.496 de 2022 propõe um novo prazo extra para renovar a CNH, mas existem especificidades para a realização desse procedimento com o documento. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera o Código de Trânsito de Brasileiro dentro da legislação vigente sobre a validade da habilitação.

Leia também

Com autoria do deputado José Nelto (PP-GO), o principal objetivo da proposta é permitir que os condutores de baixa renda possam ter um período maior de organização antes de renovar o documento.

Desse modo, entende-se que esse processo pode comprometer a qualidade de vida e instrumento de trabalho dos cidadãos. Saiba mais a seguir:

Como funciona o projeto do prazo extra para renovação da CNH?

renovar CNH, CNH renovação, CNH, CNH atualização
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

Em primeiro lugar, a proposta trabalha com a ideia de estender por 60 dias a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mesmo após o prazo de renovação estabelecido no documento, o que se estenderia tanto para os casos de condução do automóvel quanto para o documento oficial de identidade.

Mais especificamente, propõe a alteração do artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro. Atualmente, esse trecho da legislação trata sobre as questões relativas à habilitação, especificando tanto o meio de expedição quanto os pré-requisitos relacionados às informações que devem constar no documento.

Além disso, o artigo aborda sobre a validade da CNH e o período máximo de vigência do exame de aptidão física e mental. Desse modo, também aborda sobre quando deve-se realizar novamente esse procedimento, a fim de comprovar capacidade de conduzir os veículos.

No geral, o Código de Trânsito Brasileiro identifica como infração gravíssima quando os condutores dirigem com a carteira vencida há mais de 30 dias.

Caso o projeto seja aprovado, a expectativa é que haja uma ampliação do prazo de renovação, gerando mais segurança aos condutores em relação às infrações e permitindo melhor planejamento.

O projeto está tramitando em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados. Nesta etapa, segue para análise das comissões especiais de Viação e Transportes, mas também de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O que diz o inteiro teor do projeto?

A justificativa do projeto, disponível no site da Câmara dos Deputados, defende o direito à Carteira Nacional de Habilitação como um mecanismo para ter acesso a uma maior qualidade de vida.

Neste caso, os autores da proposta defendem que a habilitação não somente promove autonomia ao cidadão como também oferece praticidade às famílias.

Sendo assim, toda a burocracia, que envolve desde os exames necessários para renovação do documento até os procedimentos administrativos, tendem a ameaçar essa autonomia.

Neste aspecto, o texto também aborda sobre os valores cobrados para realizar a renovação do documento, de modo que alguns lugares chegam a cobrar metade do salário mínimo atual.

Como consequência, o projeto de lei é um mecanismo para permitir maior planejamento financeiro aos cidadãos de baixa renda. Assim, além de não comprometer a renda mensal completamente, ainda permite com que os brasileiros socialmente vulneráveis continuem acessando o direito de dirigir no país.

Leia também

você pode gostar também

13º salário: veja regras e quem tem direito ao valor neste ano de 2022

O 13º salário corresponde a um benefício trabalhista previsto na legislação brasileira, mas existem regras para determinar quem tem direito ao valor neste ano de 2022.

Concurso INSS: Cebraspe aplica provas neste domingo, 27

Avaliações do concurso INSS cobrarão diversos conhecimentos do candidato. Saiba também como conferir o local de prova.

Salário mínimo 2023 tem novo valor previsto; alta pode ser de até 1,4%

Com as negociações da equipe de transição do presidente eleito Lula, salário mínimo 2023 tem novo valor previsto, baseado no método de aumento real.

INMET alerta: chuvas intensas podem atingir mais de 1,2 mil cidades do país

Alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta sexta-feira (25) e tem validade até amanhã, dia 26/11, às 10h.

IR: novo lote residual da restituição será pago em breve

Mais de 556 mil contribuintes terão acesso, em breve, ao lote residual do IR de novembro. Confira data e regras.

Mutirão: acaba em poucos dias o prazo para negociar dívidas com bancos

Ação de renegociação de dívidas está ofertando condições especiais para quem quiser limpar seu nome junto a bancos e instituições financeiras.