IR: Receita ABRE consulta do 5º lote da restituição; veja se você vai receber

Receita Federal libera, nesta sexta-feira (23/09), a consulta ao 5º lote da restituição do IR (Imposto de Renda). Veja onde fazer a consulta.

A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (23/09), a consulta ao 5º lote da restituição do IR (Imposto de Renda). Esse é um procedimento padrão realizado anualmente pela Receita Federal após receber as declarações dos cidadãos.

continua depois da publicidade

Neste sentido, a instituição faz devolução dos valores extras retidos na fonte, correspondente aos gastos com educação, saúde e transporte de cada cidadão. O quarto lote foi pago aos beneficiário no dia 31 de agosto.

De acordo com informações da Receita Federal, o crédito da restituição do Imposto de Renda é de R$ 6 bilhões, e atende tanto aos grupos prioritários do primeiro lote quanto os demais cidadãos.

Restituição do IR: Receita abre consulta ao 5º lote

Leia também
restituição imposto de renda, restituição irpf

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

consulta do 5º lote da restituição já está liberada pela Receita Federal. Os contribuintes interessados podem verificar em uma das plataformas a seguir:

continua depois da publicidade
  • Aplicativo do Meu Imposto de Renda (sistemas Android e iOS);
  • Site da Receita Federal;
  • Portal do e-CAC.

Caso a pessoa esteja habilitada para receber a restituição, a informação para realizar o procedimento vai aparecer. Na mesma plataforma de acesso escolhida pelo cidadão, será possível conferir quem caiu na malha fina.

A previsão é de que o valor seja liberado aos cidadãos de direito no dia 30 de setembro, incluindo os contribuintes que enviaram o documento por último ou que fizeram alguma retificação.

No primeiro lote, pago aos cidadãos no dia 30 de maio, foram contemplados mais de 4,3 milhões de contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração com antecedência.

continua depois da publicidade

Conforme a regra, a fila da restituição segue a ordem de envio do documento. Assim sendo, os brasileiros que enviaram antes tendem a ser incluídos nos primeiros lotes da restituição.

A estimativa é de que R$ 265,9 milhões foram transferidos em maio para os contribuintes com prioridade legal, com mais de 80 anos, deficiência física ou mental, além de doença grave. Também são prioritários aqueles que possuem fonte de renda principal advinda do magistério.

Restituição do Imposto de Renda: calendário completo

Segundo dados da Receita Federal, o calendário da restituição do Imposto de Renda tinha cinco datas para liberação durante o ano. Quatro lotes já foram liberados aos beneficiários, e o 5º lote será o último a ser pago. Veja o cronograma completo a seguir:

continua depois da publicidade
  • 1º lote: foi liberado aos cidadãos no dia 31 de maio de 2022 (já foi liberado);
  • 2º lote: foi liberado aos cidadãos no dia 30 de junho de 2022 (já foi liberado);
  • 3º lote: foi liberado aos cidadãos no dia 30 de julho de 2022 (já foi liberado);
  • 4º lote: foi liberado aos cidadãos no dia 31 de agosto de 2022 (já foi liberado);
  • 5º lote: valores devidos devem ser liberados em 30 de setembro de 2022.

É importante destacar que a restituição poderá ser feita pelo Pix - pela primeira vez na história. Era necessário que o contribuinte informasse a chave com número do seu CPF no momento da declaração para poder receber o dinheiro. A forma tradicional para pagamento por meio da conta bancária escolhida, também permanece.

A Receita Federal alertou que, caso o Pix escolhido ou conta bancária indicada tiverem algum problema, o dinheiro do contribuinte ficará guardado no Banco do Brasil por até 12 meses.

O beneficiário poderá fazer o resgate de maneira presencial, no site do BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais cidades).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade