Restituição do IR: 4º lote é pago hoje (31); veja se você recebe o valor

A restituição do IR deve beneficiar milhões de contribuintes com os pagamentos do 4º lote. Receita já liberou consulta.

Nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, a Receita Federal faz os pagamentos do 4º lote da restituição do Imposto de Renda (IR). É esperado que cerca de 4,4 milhões de contribuintes sejam beneficiados. As consultas da restituição do IR já foram disponibilizadas nas plataformas oficiais da Receita.

Leia também

Vale lembrar que mais de 2 milhões de pessoas caíram na malha fina. Segundo a Receita Federal, essas pessoas foram notificadas e deverão responder o órgão para que não haja um futuro problema com a Justiça.

Restituição do IR: quem recebe o 4º lote

De acordo com a Receita Federal, pouco mais de 4,4 milhões de pessoas receberão a restituição do IR nesta quarta-feira (31/08). Confira a lista:

  • 5.514 Pessoas com Deficiência (PcD);
  • 7.855 pessoas com 80 anos ou mais;
  • 60.575 pessoas com idade entre 60 e 79 anos;
  • 25.854 pessoas que atuam no magistério, desde que seja a maior fonte;
  • 4.362.766 contribuintes que fizeram a declaração até 30 de maio (sem prioridade).

Como consultar a restituição do IR

A Receita Federal possui plataformas de verificação dos pagamentos da restituição do IR, sendo que todas as opções são gratuitas. Confira cada uma delas abaixo:

  • Aplicativo do Meu Imposto de Renda (sistemas Android e iOS);
  • Site da Receita Federal;
  • Portal do e-CAC.

Caso a pessoa receba o valor, haverá a informação na plataforma. Se a frase for “em fila para restituição”, o contribuinte deverá esperar pelo próximo lote. No mesmo local, ainda há a informação sobre a malha fina para quem caiu.

Calendário da restituição do IR em 2022

O calendário da restituição do IR em 2022 possui cinco datas de depósitos. Três repasses, entre maio e julho, já foram feitos e o 4º lote ocorre nesta quarta-feira (31/08). Portanto, contando com o pagamento de hoje, restam só dois depósitos. Veja:

  • Restituição do 4º lote: 31 de agosto de 2022;
  • Restituição do 5º lote: 30 de setembro de 2022.

Geralmente, a devolução do dinheiro é feita na conta bancária indicada pela pessoa no momento da declaração. Contudo, pela primeira vez, a restituição do IR poderá ser feita mediante o Pix. Bastava o interessado ter informado a chave Pix relacionada ao CPF.

A Receita Federal também já informou que em caso de problema com a chave Pix ou com a conta bancária, o dinheiro da restituição do IR ficará guardado no Banco do Brasil pelo prazo de 12 meses.

Para obter o recurso, a pessoa pode ir em uma agência do banco com seus documentos pessoais ou entrar no site da instituição financeira. Ainda existe a possibilidade de ligar para 4004-0001 (capitais) ou para 0800-729-0001 (demais cidades).

Malha fina em 2022: o que fazer

malha fina Imposto de Renda, IR, Imposto de Renda
Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Quem caiu na malha fina possui duas opções possíveis: a primeira delas é concordar com a Receita Federal, assumindo o erro. Assim, o contribuinte precisará pagar uma multa e, em algumas situações, corrigir a declaração nas plataformas oficiais do órgão.

Por outro lado, existe a opção de recorrer da decisão da Receita Federal. Para isso, o indivíduo deve apresentar provas e argumentos que sustentem seu pedido de revisão. Vale lembrar ainda que a pessoa, caso o órgão mantenha a decisão, pode entrar na Justiça.

De acordo com a Receita Federal, erros de informação, ocultação de patrimônio e dados incorretos são os principais motivos das pessoas caírem na malha fina.

Leia também


você pode gostar também

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo? Veja regras do TSE

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Salário mínimo 2023: afinal qual é o VALOR do piso? Já está confirmado?

Nova estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi divulgada recentemente. Veja previsão do salário mínimo para 2023.

Carteira Digital de Trânsito MUDOU; veja como acessar os novos recursos

Nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito tem design atualizado. O app permite o pagamento de multas com desconto.

Concursos públicos VÃO mudar: governo edita decreto sobre regras

As novas regras sobre os concursos públicos afetam diretamente os critérios de reprovação estabelecidos pelas bancas organizadoras, assim como a prorrogação de prazos no edital.

IR: 5º e último lote da restituição será pago nesta semana; saiba consultar

Os valores serão enviados a mais de um milhão de contribuintes, em um total de R$ 1,9 bilhão em recursos.

Novo RG: mais um estado passa a emitir o documento

O novo documento deve estar disponível em todo o Brasil a partir de março de 2023. Confira em quais estados já é possível emitir o novo RG.