Imposto de Renda: saiba quando será pago o 5º lote de restituição

Receita Federal deverá pagar o 5º lote da restituição do Imposto de Renda. Confira a data e onde é possível consultar.

Depois de ter feito quatro repasses ao longo de 2022, a Receita Federal se prepara para pagar o 5º lote da restituição do Imposto de Renda. Espera-se que milhões de pessoas sejam beneficiadas com os repasses do órgão.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a restituição do Imposto de Renda só é realizada para os contribuintes que cumpriram as regras da Receita Federal, ou seja, não caíram na malha fina em 2022. Há um cronograma de pagamentos criado pelo órgão.

Imposto de Renda: quem receberá o 5º lote

A Receita Federal não detalhou quem receberá os valores do 5º lote. Por enquanto, se sabe que ele será pago em 30 de setembro de 2022. Como o 5º lote é o último a ser pago em 2022, pode-se afirmar que todas as pessoas habilitadas e que ainda não receberam a restituição serão contempladas.

Leia também

Nos lotes anteriores, havia uma espécie de fila de preferência. A prioridade era para Pessoas com Deficiência (PcD), idosos, Professores e para quem fez a declaração mais cedo. Quem caiu na malha fina em anos anteriores e fez as devidas correções exigidas também foi incluído.

continua depois da publicidade

Restituição do Imposto de Renda: calendário

De acordo com a Receita federal, o calendário da restituição do Imposto de renda possui cinco datas. Portanto, o 5º lote será o último a ser pago, pois os demais já foram repassados aos contribuintes. Veja o cronograma completo logo abaixo:

  • 1º lote: liberado em 31 de maio de 2022 (pago);
  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022 (pago);
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022 (pago);
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022 (pago);
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

Vale lembrar que, pela primeira vez na história, a restituição poderá ser feita pelo Pix. Bastava o contribuinte ter informado a chave do CPF para poder receber o dinheiro. A forma tradicional, pagamento em conta bancária escolhida, também continua.

continua depois da publicidade

A Receita Federal também alertou que, se o Pix escolhido ou conta bancária indicada tiverem problema, o dinheiro do contribuinte ficará guardado no Banco do Brasil pelo período de 12 meses.

A pessoa pode resgatá-lo de forma presencial, no site do BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais cidades).

Imposto de renda: como consultar 5º lote da restituição

A consulta do 5º lote da restituição ainda não foi liberada pela Receita Federal. Geralmente, a verificação fica disponível quando falta uma semana para que o repasse seja feito. De qualquer forma, quando estiver no ar, o contribuinte pode verificar em uma das plataformas abaixo:

continua depois da publicidade
  • Aplicativo do Meu Imposto de Renda (sistemas Android e iOS);
  • Site da Receita Federal;
  • Portal do e-CAC.

Se a pessoa estiver habilitada, aparecerá a informação sobre a restituição. No mesmo local, quem caiu na malha fina já passará a saber da sua situação.

Imposto de Renda: 2 milhões de pessoas caíram na malha fina

malha fina Imposto de Renda, IR, Imposto de Renda

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO

Segundo a Receita Federal, pouco mais de 2 milhões de pessoas caíram na malha fina em 2022. Esses contribuintes serão notificados pelo órgão e terão duas opções. A primeira é aceitar a decisão, fazer as correções necessárias e pagar as multas, se for o caso.

Quem não concordar com o órgão poderá recorrer. No caso, a pessoa precisará apresentar provas de que algum erro foi cometido pela Receita Federal na avaliação da sua declaração.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade