Nome realmente fica limpo no Serasa/SPC depois de 5 anos?

Verdade ou mito que o nome fica limpo no Serasa/SPC depois de 5 anos? Leia a matéria e saiba os detalhes.

Quando alguém está com o nome sujo, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) é listado em um banco de dados como mau pagador. Com isso, empréstimos e outros serviços deixam de ser oferecidos a esses clientes. Contudo, há rumores de que o nome fica limpo no Serasa/SPC depois de 5 anos. Veja, a seguir, se essa afirmação é verdadeira.

continua depois da publicidade

Nome fica limpo no Serasa/SPC após 5 anos da dívida?

É quase um consenso popular que uma dívida perca validade após cinco anos sem o pagamento. Contudo, não é exatamente assim que funciona.

O que acontece é que, após corridos os cinco anos da dívida, o nome do cliente sairá das restrições de crédito, Serasa/SPC, mas o débito ainda estará ativo.

Leia também

Assim, ao realizar consulta do score dele, toda a movimentação estará disponível e a informação do débito em aberto será informada para quem faça a consulta. Além disso, o credor continuará realizando as cobranças ao devedor.

continua depois da publicidade

Alguns débitos podem prescrever em prazo de até 10 anos, ou menos para determinados casos:

  • Um ano para hospedagens;
  • Três anos para aluguel;
  • Cinco anos para dívidas de compras ou contratação de serviços.

Contudo, embora a legislação garanta a exclusão do título dos birôs de crédito, a dívida permanecerá ativa até que seja completamente quitada. De maneira geral, o produto ou serviço prestado ainda pode ser cobrado pela empresa, seguindo todas as normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

CPF negativado: faça a consulta

Antes de ser encaminhado aos órgãos de restrição de crédito, a empresa irá realizar uma notificação sobre o débito por e-mail, telefone ou carta. Além disso, o aviso precisa informar a data em que o nome será enviado ao SPC/Serasa.

continua depois da publicidade

Para realizar a consulta da situação do nome pela internet, é preciso entrar num site especializado em proteção ao crédito. A consulta deve ser realizada no site da Serasa, seguindo o passo a passo:

  • Acesse o endereço eletrônico da Serasa;
  • Em seguida, clique na opção “Consultar CPF grátis”;
  • Depois, acesse a plataforma com login e senha ou faça um novo cadastro;
  • Por fim, selecionar “Meu CPF” e verificar se existem pendências.

Caso aponte algum débito em seu nome, procure regularizar a situação o quanto antes. Para isso, confira no próprio site da Serasa as possibilidades de renegociação. Além disso, de maneira contínua, a empresa realiza feirões para quitar os débitos com muitos descontos.

continua depois da publicidade

Caso não localize a empresa que está devendo, entre em contato diretamente com ela para fazer a negociação dos valores.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade