Serasa oferece empréstimo para negativado; veja como funciona

As diferentes modalidades de empréstimo disponíveis apresentam taxas e juros que variam de acordo com a garantia do pagamento das parcelas, considerando também o contrato.

De acordo com informações divulgadas pela Serasa Experian em março deste ano, estima-se que 65 milhões de brasileiros estão inadimplentes e com o nome sujo. Em resumo, essa situação decorre de dívidas causadas pela falta de pagamento de uma conta ou outra obrigação financeira estabelecida entre as pessoas e empresas.

continua depois da publicidade

Como consequência, o cidadão passa a enfrentar dificuldades para obter itens a prazo, contratar empréstimos, iniciar financiamentos e acessar o crédito no geral. Além de oferecer alternativas para limpar o nome e negociar dívidas, a Serasa também oferece empréstimos específicos para esse público, confira a seguir:

Como funciona o empréstimo da Serasa?

Atualmente, o Serasa eCred reúne em sua plataforma diversas empresas de confiança que oferecem empréstimo para negativados. Neste caso, são tipos específicos que contemplam pessoas com dívidas a pagar ou inadimplência.

Leia também

Em primeiro lugar, o empréstimo pessoal possui uma das mais altas taxas do mercado, e também não tem garantia. Sobretudo, isso decorre principalmente porque o credor não tem nenhuma garantia de que o dinheiro emprestado será reavido, pois os vínculos estabelecidos são somente contratuais.

continua depois da publicidade

Sendo assim, é fundamental comprovar com documentação que há condições de pagar as parcelas mensais, garantindo maiores chances de contratação deste empréstimo.

Por outro lado, há ainda a modalidade de empréstimo pessoal com garantia, em que o indivíduo que contrata o empréstimo oferece um bem quitado que o pertence, como a casa ou um automóvel.

Dessa forma, o credor possui como garantia que haverá o pagamento da parcela, podendo contar com o bem como alienação fiduciária. Sobretudo, essa modalidade ocorre quando o imóvel ou veículo são transferidos nominalmente para o credor, de modo que ele possa vender este item para receber o valor devido.

continua depois da publicidade

Como consequência, as taxas cobradas tendem a ser mais baratas, mas deve ser contratado somente diante da certeza de pagamento das parcelas, para que não haja perda do bem.

Por fim, outra alternativa é o empréstimo consignado que costuma possuir os juros mais baixos do mercado, já que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou pensão do INSS.

Portanto, o dinheiro que cai na conta do cidadão já consta com o desconto devido para o credor. No geral, a concessão dessa modalidade acontece rapidamente, sem consulta prévia nas instituições protetoras de crédito como a Serasa e o SPC Brasil.

continua depois da publicidade

Para os autônomos que estão negativados é mais desafiador solicitar empréstimo, mas é possível abrir uma pessoa jurídica que ajude na comprovação dos ganhos. Ademais, algumas instituições financeiras aceitam a apresentação do extrato bancário com a movimentação realizada ao longo de três meses para comprovação de renda.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade