Está com o nome sujo? Veja 5 direitos comuns a todos os negativados

Cidadãos negativados têm direitos que não podem ser quebrados pelas empresas credoras. Quem tem nome sujo também está protegido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Estar com o nome sujo pode gerar uma série de problemas para o cidadão, que fica impedido de pedir empréstimos e cartões de crédito, por exemplo. No entanto, ao terem o CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, os cidadãos negativados têm alguns direitos que devem ser cumpridos.

continua depois da publicidade

Antes de explicar cada um deles, é preciso entender que "nome sujo" é uma expressão usada para identificar uma pessoa inadimplente. Ou seja, aquela que deixou de efetuar ou atrasou muito o pagamento de uma compra ou conta. Consumidores que possuem muitas dívidas em aberto acabam sendo considerados maus pagadores.

É a partir desse histórico que instituições financeiras definem quem pode e quem não pode realizar determinadas ações. Apesar disso, os consumidores negativados têm direitos que não podem ser violados. O Concursos no Brasil listou cinco deles para você saber mais. Confira na matéria abaixo.

Veja 5 direitos de todos os negativados

Leia também
nome negativado, cpf negativado, consulta cpf negativado, consulta nome negativado, direitos dos negativados

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

Em 2022, o Brasil atingiu o maior índice de inadimplência e endividamento dos últimos anos. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), oito em cada 10 famílias têm valores atrasados em aberto. Outro levantamento mostrou que pessoas entre 30 e 39 anos são as que mais têm o nome sujo.

continua depois da publicidade

Essa informação é de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Segundo o estudo, cerca de 63 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Mesmo com problemas de pagamento, esses negativados possuem cinco direitos que não podem ser quebrados:

  1. Aviso sobre a inscrição do CPF nos órgãos de proteção ao crédito: obrigatoriamente, a empresa credora deve informar o consumidor que tem uma dívida sobre a negativação do seu nome antes que isso aconteça. Dessa forma, a pessoa pode quitar o valor devido e evitar as restrições em seu CPF;
  2. Devedor não pode ter sua dignidade ferida: a empresa credora não pode ameaçar ou constranger o consumidor, nem repassar as informações da dívida para terceiros. Também não pode impedir eventuais compras futuras feitas por essa pessoa;
  3. A cobrança deve ser clara: o Código de Defesa do Consumidor determina que a empresa credora deve informar todos os dados da dívida para o consumidor que está com negativado. não podem ser feitas cobranças insistentes ou em horários inconvenientes;
  4. Banco deve manter o uso do cartão de crédito: a pessoa com nome sujo não pode solicitar um novo cartão de crédito. No entanto, se ela já possui um cartão, o banco não pode impedir que ela continue fazendo o uso deste. Isso porque a contratação do cartão é anterior à dívida;
  5. Fim da negativação do CPF: quando o consumidor renegocia a dívida e parcela o valor, a empresa credora deve retirar o CPF negativado dos órgãos de proteção ao crédito logo após a quitação da primeira parcela. Essa ação deve ser tomada até cinco dias úteis depois do pagamento.

É importante que, depois de renegociar, a pessoa mantenha os pagamentos em dias. O atraso de uma parcela já pode fazer com que a empresa reinscreva o CPF nos órgãos de restrição. Outro direito dos negativados é a prescrição da dívida. Depois de cinco anos, não pode haver cobrança ou registro de nome sujo mesmo que não haja quitação.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade