Restituição do IR: 4º lote será pago nesta semana; saiba como consultar

Restituição do IR em 2022 deve contemplar milhões de contribuintes. Neste mês de agosto, haverá o pagamento do 4º lote.

A Receita Federal já divulgou o calendário de restituição do Imposto de Renda (IR). Segundo o cronograma, o 4º lote será pago nesta semana. O órgão também já disponibilizou diversas opções para consultas dos repasses da restituição do IR.

Ao mesmo tempo, vale lembrar que cerca de 2 milhões de pessoas caíram na malha fina ao fazerem a declaração do Imposto de Renda em 2022. Segundo a Receita Federal, geralmente, uma pessoa se encontra nessa situação por erros de informação, ocultação de patrimônio e dados incorretos.

Restituição do IR: saiba como consultar

A restituição do IR pode ser consultada de maneiras diferentes pelos contribuintes. Todas as plataformas disponibilizadas pela Receita Federal são gratuitas. Confira cada uma delas:

  • Aplicativo do Meu Imposto de Renda (sistemas Android e iOS);
  • Site da Receita Federal;
  • Portal do e-CAC.

No momento, só é possível fazer a consulta para o 4º lote do Imposto de Renda. Geralmente, a Receita Federal só libera a verificação quando falta uma semana para os repasses. Portanto, quem irá ganhar no 5º lote ainda não pode fazer a consulta. A liberação deverá ocorrer provavelmente na última semana de setembro.

Calendário da restituição do IR em 2022

De acordo com o calendário da restituição do IR em 2022, a devolução dos recursos será feita em cinco datas, sendo cada uma no final de um mês. Ao todo, três repasses foram feitos, beneficiando milhões de pessoas. Com isso, ainda restam dois pagamentos, sendo que um deles será realizado em agosto (4º lote). Veja:

  • Restituição do 4º lote: 31 de agosto de 2022;
  • Restituição do 5º lote: 30 de setembro de 2022.

É importante ressaltar que, pela primeira vez na história, a restituição do IR pode ser paga por meio do Pix. Bastava, no momento da declaração, a pessoa informar a chave Pix relacionada ao CPF. Ao mesmo tempo, a opção de determinar uma conta bancária continuou válida.

Segundo a Receita Federal, em casos de problemas com a conta do contribuinte, o dinheiro da restituição do IR ficará disponível no Banco do Brasil. O recurso ficará guardado, esperando pelo dono, pelo prazo de 12 meses.

Para pegar o dinheiro, basta ir até uma agência do Banco do Brasil ou acessar o site da instituição financeira. Também é possível utilizar os telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais cidades). Lembre-se de estar com seus documentos pessoais.

Quem caiu na malha em 2022 não deve receber restituição do IR

malha fina Imposto de Renda, IR, Imposto de Renda
Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

É improvável que uma pessoa que tenha caído na malha fina em 2022 receba a restituição do IR. Geralmente, os repasses de quem regularizou sua situação só ficam disponíveis nos anos seguintes ao da declaração original e ainda depende de cada caso.

De acordo com a Receita Federal, quem caiu na malha fina foi notificado pelo órgão e possui duas opções. A primeira é aceitar o que foi determinado, pagar a multa e fazer eventuais correções na declaração.

A segunda opção é recorrer da decisão da Receita Federal. Nesse caso, é preciso que a pessoa tenha provas e argumentos para solicitar seu pedido. Uma análise será feita pelo órgão, sendo que a decisão ainda pode ser judicializada pelo contribuinte.

Leia também


você pode gostar também

Com as novas regras da CNH, o que suspende o documento em 2022?

As novas regras da CNH contam com limite de pontos variável, gerando três possíveis cenários para a suspensão do documento.

Não recebeu a restituição do IR? Consulta ao 5º lote será liberada nesta sexta (23)

A Receita Federal deve liberar a consulta ao 5° lote da restituição do IR ainda nesta semana. Os contribuintes poderão verificar se serão contemplados.

Nota Fiscal Paulista libera mais de R$ 37 milhões; veja quem pode sacar

Nota Fiscal Paulista corresponde ao ICMS recolhido por comércios, repassado aos contribuintes que pediram para incluir o CPF na nota.

Não sabe se cometeu multa de trânsito? Veja como consultar pelo CPF

A consulta às multas de trânsito é realizada pela internet. O procedimento permite que os condutores confiram os detalhes de cada infração.

Agente de Trânsito poderá ter piso de R$ 4,5 MIL? Veja o que se sabe

Uma proposta enviada ao Senado Federal pede a criação de um piso salarial para o cargo de Agente de Trânsito que conta com remunerações variadas.

Eleições 2022: quem não votou em 2020 poderá votar neste ano?

Faltando pouco mais de 10 dias para o primeiro turno, muitas dúvidas sobre a eleição deste ano aparecem. Veja se quem não votou em 2020 poderá votar neste ano.