Compra da casa própria: novo projeto prevê auxílio a professores

Programa Casa do Professor pode ser criado. Intenção é que profissionais possam comprar a casa própria via financiamento do governo.

Um Projeto de Lei (PL) quer auxiliar Professores da rede pública de ensino na compra da casa própria. O auxílio seria feito por meio de uma linha de crédito especial para financiar imóveis. No caso, o texto prevê a criação do Programa Casa do Professor.

continua depois da publicidade

O Projeto de Lei nº 1920/22 é de autoria do deputado federal Márcio Macedo (PT - SE). No momento, o texto se encontra na Câmara dos Deputados, onde deverá ser analisado por comissões.

Programa prevê compra da casa própria para Professores

De acordo com o texto do Projeto de Lei que cria o Programa Casa do Professor, o dinheiro destinado ao auxílio seria administrado pela Caixa Econômica Federal. No caso, o banco seria o gestor, de forma semelhante ao que ocorre com o Casa Verde e Amarela.

Leia também

Todavia, o mesmo PL abre espaço para a inserção de cooperativas de crédito, desde que sejam habilitadas e trabalhem dentro das regras do programa habitacional.

continua depois da publicidade

Segundo o deputado, essa seria uma forma de valorizar os profissionais da área da educação. Para ele, os Professores já possuem muitas dificuldades dentro de sala. Ao oferecer o programa, o governo federal estaria facilitando a vida fora da escola.

“A proposta busca contribuir para a superação das enormes dificuldades enfrentadas pelos profissionais de ensino da rede pública no que tange ao acesso à uma moradia segura e de qualidade”, disse Márcio Macedo ao defender o seu projeto.

O Projeto de Lei não define como funcionará as regras do Programa Casa do Professor, apenas apontando que a iniciativa deva beneficiar os profissionais que atuem na rede pública. Segundo o texto, a responsabilidade de determinar as exigências e como funcionará o programa será do Poder Executivo.

continua depois da publicidade

Portanto, ainda não existem informações sobre como serão os prazos, valores de financiamento ou mesmo taxas de juros. Tudo dependerá da aprovação do PL e de como ele será regulamentado pelo governo.

Compra da casa própria por Professores: o que falta para projeto ser aprovado

Para que o PL se torne lei, ele precisará passar pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e, por fim, ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Depois disso, caso não seja criada nenhuma comissão especial, o texto será encaminhado ao Senado Federal. Lá, os parlamentares analisarão a proposta e votarão. Caso tenha parecer favorável, o PL irá para a sanção presidencial.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade