Como consultar a situação do CPF? Descubra se você tem “nome sujo”

Situação cadastral do CPF é essencial para que o cidadão saiba se está ou não regularizado, e pode ser feita por vários sites diferentes.

Consultar a situação cadastral do CPF é simples e o processo é inteiramente digital. Por meio da verificação, o cidadão pode descobrir se está ou não com “nome sujo”, ou seja, se sua situação está irregular ou não. Além disso, por meio do serviço, também é possível emitir o comprovante de situação cadastral, caso seja necessário.

continua depois da publicidade

A verificação está disponível para todos os cidadãos brasileiros e estrangeiros, residentes no país ou em trânsito. Vale lembrar que, para isso, é necessário que a pessoa esteja inscrita no CPF em si. Fazer a consulta é essencial para regularizar quaisquer pendências com o documento.

Caso ele esteja irregular, inativo ou até mesmo suspenso na Receita Federal, o cidadão pode ter problemas no futuro quando precisar do CPF. Isso ocorre quando dívidas no nome da pessoa não são quitadas. Todo o processo de verificação pode ser feito por sites como o da Receita Federal, Serasa e o portal e-CAC, por meio do aplicativo da Serasa e via carta.

Como consultar a situação do CPF na web

Leia também
como verificar se o CPF está sendo usado por outros

Foto: Isadora Tristão / Concursos no Brasil

No site da Receita Federal, o cidadão só precisa acessar o endereço e inserir seu número do CPF e data de nascimento. Feito isso, o sistema deve exibir um comprovante da situação cadastral com todos os dados necessários.

continua depois da publicidade

Na Serasa, após acessar o site, é preciso clicar em “Consultar CPF grátis”. Após fazer o login ou o cadastro, o cidadão deve clicar em “Meu CPF” e fazer a consulta. A plataforma também permite negociação de dívida, caso você tenha pendências com alguma empresa parceira do órgão.

Já no caso do portal e-CAC, dependendo do sistema, pode ser necessário ter um certificado digital para acessar o serviço. Da mesma forma, o endereço requisita um código de acesso além do CPF e da senha.

continua depois da publicidade

Após checar o e-CAC, caso o CPF esteja na situação “Pendente de regularização”, é preciso consultar as pendências para prosseguir e enviar a documentação correta. Assim, o cadastro volta a ficar regular.

Consulta da situação do CPF pelo app da Serasa

O processo de verificação pelo aplicativo é simples. Após fazer download da ferramenta, só é necessário fazer login com CPF e senha, ou criar um novo cadastro. A partir de então, já na página inicial, é preciso acessar a aba “Monitoramento de CPF ativo”. A plataforma também permite que o cidadão verifique seu Serasa Score.

Esse é o indicativo de pontuação que você tem, calculado com base na manutenção da sua vida financeira. Quem tem as contas em dia, tem pontuação mais alta. O Score serve como medidor para o mercado entender se você é um bom pagador e pode acessar serviços como empréstimos.

continua depois da publicidade

Via carta

Além da internet, também é possível fazer a consulta da situação do CPF por carta da Serasa. O procedimento implica em escrever a solicitação à mão ou imprimi-la. Ela deve conter o número do CPF, RG e cópia simples dos dois documentos, assinatura com firma reconhecida em cartório e endereço completo para resposta.

A carta deve ser enviada para o seguinte endereço: Av. Doutor Heitor José Reali, 360. CEP: 13571-385, São Carlos/SP. Vale lembrar que apenas o titular do CPF pode solicitar a consulta.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade