Depois que milhões de pessoas declararam o Imposto de Renda em 2022, a Receita Federal passou a fazer a devolução de recursos para quem tem direito. No caso, o órgão deve liberar a consulta da restituição do IR referente ao 4° lote nesta quarta-feira (24/08). Esse está previsto para ser pago no final de agosto.
É preciso ressaltar eu quem caiu na malha fina em 2022 provavelmente não será incluso na restituição desse ano. Conforme a Receita Federal, aproximadamente 2 milhões de contribuintes se encontram nessa situação. Geralmente, a malha fina ocorre por omissão de rendimentos, erros em deduções ou informações incorretas.
Calendário da restituição do IR em 2022
Calendário da restituição do IR em 2022 conta com cinco datas. Do total, três lotes já foram repassados entre os meses de maio e julho. Portanto, ainda restam duas datas de pagamento, sendo que uma delas será ainda em agosto (4º lote). Confira o restante do cronograma:
- Restituição do 4º lote: 31 de agosto de 2022;
- Restituição do 5º lote: 30 de setembro de 2022.
Pela primeira vez na história, a Receita Federal passou a permitir que a restituição do Imposto de Renda fosse feita por meio do Pix. Bastava informar a chave do CPF no momento da declaração. O pedido de depósito da restituição tradicional continua funcionando, bastando informar o número da conta e o banco.
Caso a pessoa tenha tido algum problema com a chave Pix ou mesmo com a conta bancária, o dinheiro da restituição vai parar automaticamente no Banco do Brasil. Lá, o recurso ficará aguardando o dono pelo prazo de 12 meses.
O interessado pode obter o recurso em qualquer agência da instituição financeira, no site do BB dedicado à restituição e também por meio dos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais cidades). É preciso que a pessoa esteja com seus documentos pessoais em mãos para que haja a autorização de repasse dos recursos.
Restituição do IR: como consultar os pagamentos
O governo, por meio da Receita Federal, oferece plataformas de consulta da restituição do Imposto de Renda. A verificação é gratuita e fica disponibilizada para todos os contribuintes. Confira as opções disponíveis:
- Aplicativo do Meu Imposto de Renda (sistemas Android e iOS);
- Site da Receita Federal;
- Portal do e-CAC.
Vale lembrar que a consulta costuma ser liberada quando resta uma semana para os pagamentos do próximo lote. Se a sua restituição não estiver programada para o 4º lote, é provável que ela estará agendada para a rodada seguinte. Sendo assim, a verificação do 5º lote só ficará no ar a partir do mês de setembro.
O que fazer se cair na malha fina
Como informado, cerca de 2 milhões de pessoas caíram na malha fina. O contribuinte que tem problemas com a Receita costuma ser contatado pelo órgão e possui duas opções. A primeira é acatar a decisão e pagar a multa informada. Em alguns casos é preciso refazer a declaração.
Por outro lado, há quem não concorde com o que foi estabelecido pela Receita Federal. No caso da contestação, é preciso apresentar os argumentos e provas que justifiquem sua apelação. Caso a pessoa perca, ainda existe a opção de entrar com um processo na Justiça, o que pode demorar anos.