Nova carteira de identidade começa a valer em 5 estados; veja como obter

Milhões de pessoas já podem tirar a nova cédula de identidade. Documento é emitido de forma gratuita e possui novidades.

A nova cédula de identidade, conhecida também como novo RG e oficialmente chamada de Carteira de Identidade Nacional (CIN), já está valendo e sendo emitida em cinco estados do país e no Distrito Federal. Por isso, milhões de pessoas já podem ter acesso ao novo documento.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o governo federal instituiu o modelo em março de 2022, com um prazo de um ano para que os estados possam se adequar. Portanto, até março de 2023, todo o país deverá estar apto a emitir o documento.

Nova cédula de identidade: onde tirar

Além do Distrito Federal, os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná já estão emitindo a nova cédula de identidade. Os interessados devem comparecer nos mesmos locais onde a versão antiga era feita (institutos de identificação e secretarias de segurança pública) e fazer o pedido.

Leia também

Segundo o governo, o documento antigo continuará valendo até 2032. Portanto, não é preciso ter urgência em obter o novo RG. Acredita-se que uma troca gradual será realizada eventualmente, pois segundas vias e novas emissões deverão ser feitas ao longo dos anos.

continua depois da publicidade

Nova cédula de identidade: como solicitar

novo rg, novo documento de identidade, novo modelo de rg

Foto: Reprodução / Governo Federal - Decreto 10.977/22

No local onde a nova cédula de identidade já está sendo emitida, o interessado deve comparecer com a sua certidão de nascimento ou de casamento (versões digitais e impressas são aceitas). Além disso, é preciso que o CPF esteja regularizado. Se não estiver, é possível fazer o serviço nos Correios e no site da Receita Federal.

Por fim, quem não estiver passado pelo processo de coleta de digitais será submetido a um processo de biometria. A emissão da nova cédula de identidade é gratuita.

continua depois da publicidade

Nova cédula de identidade: principais mudanças

A nova cédula de identidade contará com diversas modificações em relação ao modelo antigo. Portanto, confira as principais novidades:

Unificação com o CPF

A nova cédula de identidade passará a utilizar o número do CPF. A unificação tem como objetivo evitar fraudes, tornando o sistema mais seguro. Na versão anterior era possível que uma pessoa pudesse tirar 27 identidades diferentes, uma em cada estado.

No modelo antigo, os números não eram compartilhados.

Validade da identidade

A nova cédula de identidade terá um prazo de validade. Esse modelo segue padrões internacionais. Assim, a idade da pessoa determinará a validade do documento. Confira como será:

continua depois da publicidade
  • Pessoa de 0 a 12 anos: validade de cinco anos;
  • Pessoa entre 12 e 60 anos: validade de dez anos;
  • Pessoa a partir de 60 anos: validade por tempo indeterminado.

Documento digital

A nova cédula de identidade conta com uma versão online do documento, semelhante ao que ocorre com a CNH. No caso, nos locais onde o serviço está habilitado, é possível utilizar a identidade digital por meio do aplicativo do gov.br (Android e iOS). O QR Code é o responsável pela autenticação do documento.

Itens de segurança

Além do QR Code, o novo RG possui outros itens de segurança. Entre eles, está o código MRZ (Machine Readable Zone), ferramenta já é utilizada em documentos como passaporte. Apesar disso, a nova cédula de identidade não pode ser utilizada em viagens internacional (exceto países do Mercosul).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade