Número de RG será extinto no Brasil? Veja o que muda com a nova CIN

Com o novo documento, o número do CPF passará a ser o único registro utilizado para identificação.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida em alguns estados do país desde o final de julho. Todas as unidades da Federação têm até março de 2023 para iniciarem o processo de emissão do documento, que sofreu várias alterações, como por exemplo a extinção do número de RG.

Com o novo documento, o CPF se tornará o único registro da identidade. Desde o dia 4 de agosto, os estados do Acre, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Distrito Federal passaram a emitir a nova CIN, mas o primeiro a iniciar o processo foi o Rio Grande do Sul em 26 de julho.

Ao contrário de outros países que utilizam um registro civil único, o Brasil permitia que os cidadãos fizessem um RG em cada uma das 27 UFs. Deste modo, a possibilidade de fraude, estelionato e outros crimes era ainda maior, bem como o excesso de documentos armazenados.

Com o processo de digitalização dos dados, o governo começou a utilizar a carteira de identidade digital, uma solução prática para substituir o modelo físico convencional. A partir de então, a mudança trouxe várias novidades.

Mudanças da nova CIN

novo rg, novo documento de identidade, novo modelo de rg
Foto: Reprodução / Governo Federal – Decreto 10.977/22

Além do modelo de identificação único por meio do CPF, a carteira de identidade possui outros detalhes com mais tecnologia. Como, por exemplo, um QR Code e código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo adotado em passaportes, que permite que o documento seja utilizado para viagens.

Vale lembrar, porém, que ele só poderá ser utilizado em postos imigratórios de viagens para países com acordo do Mercosul. Para as demais regiões, o uso do passaporte segue obrigatório. De acordo com o Itamaraty, a nova carteira já pode ser utilizada para entrar na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Além disso, a nova CIN conta com ícones que informam o tipo sanguíneo do cidadão, bem como se ele é doador de órgãos ou não. No geral, o documento tornou-se mais seguro, com elementos de verificação de autenticidade e detalhes que dificultam a fraude.

Mesmo com a possibilidade de utilizar a versão digital, a física segue tão importante quanto. A diferença é que a digital agora deverá ser aceita nas mesmas circunstâncias e situações que a em papel.

O novo RG também possui um prazo de validade diferente. Ele varia conforme a idade do cidadão, sendo de 5 anos para crianças de até 11 anos, e 10 anos para quem possui entre 12 e 59 anos. Para cidadãos de mais de 60 anos, o prazo é indeterminado.

Até o momento, não é obrigatório tirar a nova carteira. Afinal, os documentos atuais são válidos até 28 de fevereiro de 2032.

Como tirar o novo RG

O processo de emissão do novo documento é gratuito e o mesmo do antigo. Para tirar o novo RG, é preciso ter em mãos a certidão de nascimento ou de casamento, um documento de identificação com foto e o CPF regularizado.

É essencial ter o CPF regularizado. Pelo fato dele se tornar o novo registro único da CIN, caso ele não esteja nos conformes, não será possível tirar a carteira.

Leia também


você pode gostar também

Com as novas regras da CNH, o que suspende o documento em 2022?

As novas regras da CNH contam com limite de pontos variável, gerando três possíveis cenários para a suspensão do documento.

Não recebeu a restituição do IR? Consulta ao 5º lote será liberada nesta sexta (23)

A Receita Federal deve liberar a consulta ao 5° lote da restituição do IR ainda nesta semana. Os contribuintes poderão verificar se serão contemplados.

Nota Fiscal Paulista libera mais de R$ 37 milhões; veja quem pode sacar

Nota Fiscal Paulista corresponde ao ICMS recolhido por comércios, repassado aos contribuintes que pediram para incluir o CPF na nota.

Não sabe se cometeu multa de trânsito? Veja como consultar pelo CPF

A consulta às multas de trânsito é realizada pela internet. O procedimento permite que os condutores confiram os detalhes de cada infração.

Agente de Trânsito poderá ter piso de R$ 4,5 MIL? Veja o que se sabe

Uma proposta enviada ao Senado Federal pede a criação de um piso salarial para o cargo de Agente de Trânsito que conta com remunerações variadas.

Eleições 2022: quem não votou em 2020 poderá votar neste ano?

Faltando pouco mais de 10 dias para o primeiro turno, muitas dúvidas sobre a eleição deste ano aparecem. Veja se quem não votou em 2020 poderá votar neste ano.