Ficar offline e saída silenciosa de grupos: veja novidades do WhatsApp

As novidades do WhatsApp já começam a valer esta semana, prometendo mais segurança e privacidade para os usuários.

O Meta anunciou duas novas funções muito esperadas pelos usuários do WhatsApp. Agora, será possível esconder que está online, mesmo usando o chat, e sair de grupos sem que ninguém saiba. As novidades do WhatsApp estão sendo liberadas aos poucos e algumas pessoas já podem testar as ferramentas.

Leia também

“Ao longo dos anos, adicionamos camadas de proteção interligadas para ajudar a manter suas conversas seguras, e os novos recursos são uma maneira de continuarmos fiéis ao compromisso de manter a privacidade de todas as mensagens”, afirmou Ami Vora, o vice-presidente de Produto do WhatsApp.

Novidades do WhatsApp no mês de agosto

novidades do whatsapp
Foto: Reprodução / Pixabay

As atualizações no aplicativo de chat foram anunciadas nesta terça-feira (09/08), já colocadas em prática para alguns usuários. A ideia das novas funções é garantir mais privacidade para quem utiliza a plataforma, especialmente para aqueles que não querem ser perturbados com tanta frequência.

É importante ressaltar que as novidades do WhatsApp são optativas. Ou seja, cada pessoa poderá decidir se prefere ficar offline e sair silenciosamente de grupos. Entenda como cada uma delas vai funcionar:

Ficar offline no WhatsApp

Ao abrir o aplicativo, qualquer pessoa numa conversa com você pode ver que você está online, pois a informação aparece logo abaixo do nome. A opção de tirar esse status quando você estiver usando o chat é um avanço do aplicativo, que já tinha liberado para impedir os contados de saberem quando foi “visto por último”.

Até agora, a plataforma permitia apenas que o usuário retirasse a informação de quando acessou as conversas pela última vez. Com o lançamento das novidades do WhatsApp, será possível ficar offline para todos os contatos ou para pessoas selecionadas. Ou seja, essas não conseguirão mais saber se você está ou não com o app aberto.

Para ativar essa função, você deve seguir o passo a passo abaixo:

  1. Vá nos três pontinhos que ficam no canto superior direito do WhatsApp;
  2. Clique em “Configurações” e depois em “Conta”;
  3. Selecione “Privacidade” e depois “Visto por último e online”;
  4. Indique quem poderá ver o “visto por último” e o depois o “online” (“Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto…” e “Ninguém”).

É importante ressaltar que, ao colocar a ferramenta em uso, você também não poderá ver o status das pessoas com quem você conversa.

Saída silenciosa dos grupos

Os chats em grupo fizeram muito sucesso quando foram lançados, mas há quem não goste por causa das várias notificações frequentes de conversa. Até o lançamento das novidades do WhatsApp, sair de um grupo podia ser uma dor de cabeça. Isso porque, ao optar não participar mais do chat coletivo, todos os outros membros eram informados.

Na própria conversa, aparecia a mensagem “fulano saiu do grupo”. Para algumas pessoas, a ação poderia gerar conflitos. Mas, com a atualização do aplicativo, os participantes terão mais privacidade na escolha de se retirar do chat. A saída será silenciosa, notificando apenas dos administradores do grupo.

Para isso, você só precisará sair normalmente:

  1. Abra a conversa do grupo;
  2. Clique sobre o nome do chat;
  3. Role a tela até embaixo e clique em “Sair do grupo”;
  4. Uma janela de confirmação aparecerá, informando que “somente os admins serão notificados”.

Depois disso, os outros membros só saberão que você não participa mais da conversa se resolverem verificar quais são os membros existentes.

Leia também


você pode gostar também

IR: último lote da restituição é pago HOJE (30) para 1,2 milhão de pessoas

Receita Federal paga, nesta sexta-feira (30/09), o último lote da restituição do IR. Veja se tem direito aos valores disponíveis.

ESTE concurso tem ganhos de R$ 33,6 MIL; vagas para diversos estados

Concurso público com ganhos de mais de R$ 33 mil tem inscrições abertas. As vagas estão espalhadas por diferentes estados brasileiros.

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo? Veja regras do TSE

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Salário mínimo 2023: afinal qual é o VALOR do piso? Já está confirmado?

Nova estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi divulgada recentemente. Veja previsão do salário mínimo para 2023.

Carteira Digital de Trânsito MUDOU; veja como acessar os novos recursos

Nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito tem design atualizado. O app permite o pagamento de multas com desconto.

Concursos públicos VÃO mudar: governo edita decreto sobre regras

As novas regras sobre os concursos públicos afetam diretamente os critérios de reprovação estabelecidos pelas bancas organizadoras, assim como a prorrogação de prazos no edital.