WhatsApp: saiba como recuperar conversas apagadas no aplicativo

Mensagens apagadas podem ser recuperadas por meio da ferramenta de backup dos aparelhos, mas ela deve ser ativada antes da tentativa.

Apagar mensagens no WhatsApp e acabar se arrependendo é mais comum do que se imagina. Caso o conteúdo seja importante, querer recuperá-lo o quanto antes pode parecer impossível, mas poucos sabem que é possível resgatar conversas apagadas.

Para que isso funcione, porém, é essencial ativar o backup da conta e atualizá-lo com certa frequência. Deste modo, o aplicativo criará um arquivo que funcionará quando qualquer resgate precisar ser feito. Normalmente, ele funciona para trocas de aparelho, quando mensagens do celular antigo precisam passar para o novo.

Dependendo do sistema, é relativamente simples recuperar algo apagado.

Como recuperar conversas apagadas no WhatsApp para Android

whatsapp
Foto: Pixabay

No sistema Android, o conteúdo do WhatsApp fica salvo na memória do aparelho, bem como na conta do Google Drive. Para recuperar uma conversa apagada, é preciso seguir o passo a passo:

  • Primeiramente, abra o aplicativo após recém-instalado e clique em “Concordar e continuar”;
  • Feito isso, insira o número de telefone para receber um SMS de código de confirmação. O número deve ser o mesmo do último backup feito;
  • Após digitar o código, permita que o WhatsApp acesse contatos e mídias do dispositivo;
  • Logo em seguida, o aplicativo fará uma busca pelo backup mais recente. Após encontrado, clique em “Restaurar”. As mensagens apagadas estarão disponíveis.

Também é possível conferir o backup por meio do gerenciador de arquivos do celular. Lá, todas as conversas apagadas mais recentes estarão disponíveis. Para isso, é preciso abrir o “Gerenciador de arquivos”, clicar em “Android” e então em “media”.

Ali, estará a pasta “com.whatsapp”. Após clicar nela, é só seguir para a pasta “WhatsApp” e checar os backups locais. Em “Databases” estarão as mensagens, e em “Media”, todos os arquivos recebidos ou enviados no aplicativo.

WhatsApp: como recuperar conversas apagadas no iPhone

Já no caso do software da Apple, só é possível restaurar o backup para conferir as mensagens por meio do iCloud, já que o WhatsApp não faz backup local no iOS. Assim, antes de mais nada, é preciso checar se já há um backup automático ativo no iCloud.

A partir de então, o processo é o mesmo. Após desinstalar o aplicativo e instalar novamente, feita a verificação do número, o WhatsApp buscará pelo backup mais recente. Seguindo as instruções, será possível conferir o histórico de conversas.

Existe ainda a opção de utilizar um software de recuperação para recuperar as mensagens, mas só é possível utilizá-lo por meio de um computador. Além de informações apagadas, ele ainda restaura mídias do mensageiro.
Como ativar o backup

Caso o backup não esteja ativado e o usuário queira, no futuro, recuperar conversas apagadas no WhatsApp, é simples fazer o processo. O recomendado é passar pelas etapas conectado a uma rede Wi-Fi para evitar cobranças excessivas, e no iPhone, é essencial estar logado no iCloud.

Assim, só é preciso abrir as configurações do WhatsApp e selecionar “Conversas”, e então “Backup de conversas”. Por fim, é preciso selecionar a opção “Fazer backup”.

A ferramenta também pode fazer cópias das mensagens de forma automática. Para isso, só é necessário acessar a mesma pasta de “Conversas”, e “Backup Automático”. As opções são de backup diário, semanal ou mensal.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.

Este cargo de TI pode obter salário de R$ 17 MIL no país; veja qual é

Está pensando em se tornar um profissional da área da tecnologia? Confira o cargo de TI que pode ter salário de R$ 17 mil por mês.

7 profissões mais bem pagas para quem quer trabalhar no exterior

Sonha em uma carreira profissional fora do Brasil? Conheça sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que pagam altos salários.