Novo RG: confira quem já pode emitir o documento no país

A princípio, o documento será emitido no Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal, mas a previsão é que haja emissão em todo país até 2023.

A nova Carteira de Identidade Nacional, conhecida como novo RG, começou a ser emitida no Rio Grande do Sul na última semana. A previsão do Governo Federal é que quatro outros estados, e o Distrito Federal, também comecem a distribuir a versão atualizada do documento para a população.

continua depois da publicidade

De acordo com o planejamento, as Secretarias de Segurança Pública e instituições responsáveis do Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná poderão emitir o novo RG, mas somente para os cidadãos que solicitarem a primeira via. Quanto aos outros estados, não há previsão definida, mas a expectativa é que todos estejam emitindo até março de 2023.

No geral, os cidadãos que solicitarem o documento precisam estar com o CPF regularizado, sendo necessário corrigir os eventuais erros com os órgãos qualificados. Caso contrário, será possível emitir somente o documento da carteira de identidade no modelo antigo, ou então aguardar a regularização para solicitar o novo documento.

O que muda com o novo RG?

Em primeiro lugar, as modificações na carteira de identidade são uma forma de aproximar o documento de identificação dos brasileiros dos padrões internacionais, modernizando o processo para todos os cidadãos. Neste sentido, as mudanças referem-se tanto ao design, que agora conta com os tons da bandeira nacional, quanto às funcionalidades.

continua depois da publicidade

Acima de tudo, o documento passará a unificar as informações dos brasileiros através do CPF, e não mais do RG. Desse modo, haverá uma diminuição no número de dados no país, pois a legislação atual prevê que cada indivíduo emita um novo código a cada vez que muda de estado.

Portanto, estima-se que uma pessoa possa ter 27 números de registro ao longo da vida, o que dificulta o processo de identificação e proteção dos dados. Com as atualizações, é possível garantir mais praticidade e segurança aos brasileiros e aos órgãos responsáveis por essas informações.

continua depois da publicidade

Além disso, o aspecto de segurança também inclui novos códigos de verificação impressos no documento e marcas d’água para evitar a falsificação e cópias do novo RG. Outra adição importante é a presença do QR Code, que permite a leitura em aparelhos digitais e também a integração do documento com um aplicativo, ainda em desenvolvimento.

No geral, a previsão é que esse aplicativo contenha todas as informações dispostas na versão impressa, incluindo a foto de identificação. No entanto, a assinatura deverá ser resguardada, como acontece com a CNH, para que não seja utilizada de forma fraudulenta ou indevida.

O aplicativo ainda funcionará como uma espécie de carteira digital, integrando outros documentos como a carteira de trabalho, carteira de vacinação, certidão de nascimento, mas sem substituir a versão original. Sobretudo, essa atualização irá permitir que os brasileiros apresentem o documento digital ou físico, como preferirem.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

Comissão da Câmara aprova novo piso salarial para ESTA carreira

O Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados foi aprovado recentemente pela comissão especial permanente. A iniciativa prevê um novo piso salarial para uma das categorias profissionais brasileiras.

Restituição do IRPF 2023: saiba como consultar o status pela internet

A restituição do IRPF 2023 já começou a ser liberada. Confira o calendário oficial e como consultar o status pela internet.

Bancos vão abrir no dia de Corpus Christi?

O dia de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira, 8 de junho, afeta o funcionamento dos bancos e das agências do INSS. Veja os horários a seguir.

Salário mínimo 2023: como ficou o salário em cada estado?

Alguns estados adotam o salário mínimo regional, com valores próprios estipulados para categorias de trabalhadores. Confira como ficou o salário em cada um desses estados.

Concursos abertos somam mais de 67 mil vagas no Brasil

Concursos abertos somam milhares de vagas abertas para profissionais de diferentes níveis de escolaridade, além de oferecer oportunidades de estágio.

MEI 2023: entenda as consequências de não pagar a contribuição corretamente

As consequências de não pagar a contribuição mensal do MEI em 2023 podem causar a perda de direitos, como o acesso aos benefícios previdenciários, participação em programas de financiamento e até cancelamento do CNPJ.