IR: Receita paga hoje 3º lote da restituição; saiba se você foi incluído neste mês

Pagamentos do 3º lote da restituição do Imposto de Renda está sendo feito nesta sexta-feira (29). Milhões de contribuintes devem ser beneficiados.

A Receita Federal depositou o 3º lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira, dia 29 de julho. Cerca de 5,2 milhões de contribuintes, em todo o Brasil, devem ser contemplados com os repasses do órgão.

continua depois da publicidade

Segundo as regras da restituição, o 3º lote é voltado para os contribuintes que possuem prioridade e ainda não receberam o pagamento, como aposentados, Professores e Pessoas com Deficiência (PcD).

O 3º lote também é destinado para contribuintes sem prioridade, além daqueles que caíram na malha fina em anos anteriores e tiveram a situação regularizada.

Restituição terá reajuste por conta da Selic

Leia também

A Selic é a taxa de juros básica do país, definida pelo Copom. Ela influencia diversos aspectos econômicos como financiamentos de imóveis, empréstimos e até o rendimento da poupança.

continua depois da publicidade

Por isso, quando há uma alta da Selic, reajustes costumam ser feitos na restituição do Imposto de Renda para que o contribuinte não perca o poder de compra.

No dia 15 de junho de 2022, houve uma elevação da taxa para 13,25% ao ano. Por isso, a Receita Federal modificou o valor da restituição, a partir do 3º lote, em reajuste de 2,02%.

O acréscimo é automático, não sendo necessário que a pessoa faça solicitação.

Calendário da restituição do Imposto de Renda

O calendário de restituição do Imposto de Renda possui cinco repasses. Como o 1º e o 2º lote foram pagos, restam as seguintes datas:

continua depois da publicidade
  • Restituição do 3º lote: 29 de julho de 2022 (nesta sexta-feira);
  • Restituição do 4º lote: 31 de agosto de 2022;
  • Restituição do 5º lote: 30 de setembro de 2022.

O dinheiro da restituição é depositado na conta que a pessoa identificou no momento da declaração do Imposto de Renda. Em 2022, houve, pela primeira vez, a opção de incluir o Pix (chave do CPF).

Se a Receita identificar algum problema com a conta indicada pela pessoa, o dinheiro irá ser transferido para o Banco do Brasil (BB), ficando disponível por um ano. Se este for seu caso, é possível resgatar o dinheiro em qualquer agência do banco, pelo site do BB, pelo telefone 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais cidades)

continua depois da publicidade

Como conferir os depósitos da restituição

Como informado, existe a possibilidade de o dinheiro da restituição ter sido disponibilizado, mas não ter sido destinado à conta original. Por isso, é fundamental verificar se o repasse foi ou não feito. A Receita Federal disponibiliza as seguintes plataformas de consulta:

Lembre-se de que é solicitado que a pessoa informe os dados pessoais para consultar, geralmente o CPF.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade