IR: consulta ao 3º lote das restituições está liberada; veja como fazer

O 3° lote das restituições do IR sai ainda nesta semana e os contribuintes podem consultar o site da Receita Federal para saber se foram incluídos.

A Receita Federal liberou para os contribuintes fazerem a consulta do 3° lote das restituições do IR (Imposto de Renda). Esse será liberado nesta sexta-feira (29/07) para cerca de 5,2 milhões de pessoas. Os dois primeiros depósitos foram feitos nos meses de maio e junho.

continua depois da publicidade

De acordo com o governo federal, haverá reajuste de 2,02% na nova rodada, considerando o aumento da taxa Selic para 13,25%. O dinheiro será depositado diretamente na conta informada pelo contribuinte no ato da declaração. Ao todo, o valor que será transferido soma, em torno de, R$ 6,3 bilhões.

Dos brasileiros que terão acesso ao 3° lote das restituições do IR,  72.430 são idosos e outros 6.361 pessoas com deficiência (PcD) ou doença grave. Outro grupo prioritário contemplado são professores, somando 29.540 pessoas. Os demais, que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriores, são 5,1 milhões de contribuintes.

Consulta ao 3° lota das restituições do IR: como fazer

Leia também

Para saber se você está incluído nesta nova etapa de devoluções, basta verificar no portal da Receita Federal. O procedimento é bastante simples e pode ser feito pela internet, seguindo o passo a passo:

continua depois da publicidade
  1. Clicar em “Consultar a Restituição”;
  2. Clicar no botão “Iniciar”;
  3. Informar seu CPF, ano da declaração (2022) e data de nascimento;
  4. Informar o código que aparece na tela;
  5. Clicar em consultar.

Se você for receber a restituição do IR no 3° lote, na tela seguinte da consulta, você verá os seus dados bancários e a data de pagamento (29/07/2022). Caso o depósito tenha sido deixado para os próximos dois lotes, a informação será que você está na fila. As próximas rodadas serão transferidas nos dias:

  • Restituição do 4º lote: 31 de agosto de 2022;
  • Restituição do 5º lote: 30 de setembro de 2022.

Por meio dessa verificação também é possível saber se há pendências na sua declaração ou se caiu na malha fina. Nessas situações, é necessário enviar um informe corrigindo as informações irregulares.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade