Novo RG será emitido a partir desta semana; veja quem precisa emitir

O novo RG teria início da emissão no dia 6 de agosto, mas foi antecipado em alguns estados. Saiba os detalhes e como tirar o documento.

Novo RG será emitido a partir desta semana no estado do Rio Grande do Sul. É importante lembrar que, inicialmente, a emissão estava prevista para o mês de agosto, mas houve a antecipação do procedimento em alguns lugares.

continua depois da publicidade

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi anunciada em março de 2022 e já entrou em vigor. No entanto, até o momento, só houve a entrega do 1º lote em cerimônia simbólica realizada pelo governo.

Apesar de unificar a identificação no país, o novo RG não substitui o passaporte ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo necessário ter o passaporte para viajar ao exterior (exceto países do Mercosul) e a CNH para continuar conduzindo os veículos em vias públicas.

Novo RG começará a ser emitido esta semana

Leia também

Diferente do que foi anunciado em ocasiões anteriores, que a emissão seria apenas a partir do mês de agosto em alguns estados, os moradores do Rio Grande do Sul poderão emitir o novo RG já nesta terça-feira (26/07).

continua depois da publicidade

Depois disso, a expectativa é de que os moradores dos estados de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Acre e Distrito Federal possam emitir o novo RG nos próximos dias. Os demais estados devem anunciar em breve a data de emissão para as respectivas áreas.

Lembrando que o governo federal deu o prazo até a primeira semana de março de 2023 para que a CIN seja feita em todo o país. Dessa forma, alguns locais podem demorar mais que em outros.

A troca para o novo documento não é obrigatória de forma imediata, apenas quando o atual estiver vencido.

continua depois da publicidade

Veja as principais mudanças do documento

Entre as mudanças propostas para o novo RG, está a validade do documento. Agora, ela varia conforme a idade da pessoa, confira:

  • 0 a 12 anos: documento terá validade por cinco anos;
  • 12 a 60 anos: documento terá validade por dez anos;
  • A partir de 60 anos: documento será válido por tempo indeterminado.

Além dessa mudança importante, haverá as seguintes alterações e novidades:

  • Unificação com o número do CPF: para evitar fraudes, o CPF será utilizado como número da identidade. Na versão antiga era possível tirar um RG diferente em cada estado;
  • Versão online: haverá a disponibilização de aplicativo semelhante ao da Carteira Digital de Trânsito (Android ou iOS), que possibilita usar o documento de forma online com o QR Code;
  • Itens de segurança: haverá ainda o MRZ (Machine Readable Zone) e outros itens específicos como marca d’água.

O novo RG será emitido de maneira gratuita nos mesmos locais onde as versões antigas eram feitas. Se o estado já estiver disponibilizando a nova versão, o interessado terá que levar a certidão de nascimento ou a de casamento (versão digital ou física). Além disso, quem não fez biometria deverá passar pelo processo.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade