Novo RG: veja quem pode solicitar a CIN a partir de agosto

O governo federal já entregou o primeiro lote do novo RG para oito estados brasileiros que começarão a fazer as emissões em agosto.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como novo RG, começará a ser emitida no início do próximo mês. De acordo com o governo federal, a data para o lançamento das primeiras cédulas está prevista para o dia 04 de agosto. A princípio, o documento unificado será expedido em apenas alguns locais.

continua depois da publicidade

A primeira leva será para pessoas que já possuem CPF e residem nos seguintes estados: Minas Gerais, Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. As demais unidades federativas deverão se adaptar às mudanças até março de 2023.

Isso porque, a partir do próximo ano, apenas o novo RG será emitido para cidadãos de todas as idades. Apenas idosos com mais de 65 anos ficarão desobrigados da troca dos documentos. Até lá, os modelos antigos poderão continuar sendo impressos e terão validade de 10 anos.

Leia também

Dessa forma, será instaurada uma transição gradual entre a antiga carteira de identidade e a CIN. Vale ressaltar que não haverá cobrança para obter o documento. Neste ano, o governo federal também lançou uma nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do passaporte.

continua depois da publicidade

Novidades na CIN: o que muda com o novo RG

A primeira grande alteração no documento é o fato de que ele será unificado. Até agora, cada estado pôde emitir a carteira de identidade com design e número próprio. Sendo assim, existem 27 modelos espalhados pelo país. Com a CIN, a cédula terá o mesmo layout para todos os brasileiros e carregará o número do CPF.

A ideia é evitar fraudes, uma vez que uma mesma pessoa podia ter um Registro Geral (RG) em cada unidade federativa. Com o novo RG, cada cidadão terá apenas um código cadastrado para identificação. Outras mudanças são:

  • Impressão nas cores da bandeira nacional (verde, amarelo e azul);
  • Dispositivos de segurança para garantir autenticidade, como marcas d’água e hologramas;
  • Presença de QR Code, para leitura digital que irá obter todas as informações do documento impresso;
  • Versão digital via aplicativo, contendo dados de outros documentos, como CNH, Título de Eleitor, certidão de nascimento e carteira de vacinação;
  • Presença de código MRZ, presente nos passaportes, que contém todas as informações do titular e garante a leitura por equipamentos.

A versão impressa do novo RG poderá ser expedida em papel ou em plástico e o novo RG terá validade variável. Ou seja, precisará ser renovado de tempos em tempos. O prazo vai depender da idade do titular.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade