Nova restituição do Imposto de Renda será paga em breve; veja data

O próximo lote da restituição do Imposto de Renda sai neste mês de julho. Depois disso, ainda haverá mais dois repasses.

Brasileiros que pagaram mais taxas em 2021 do que precisavam ainda podem receber a restituição do Imposto de Renda em 2022. O terceiro lote de repasses está previsto para o dia 30 de julho. Depois desse, ainda serão realizadas outras duas transferências segundo o calendário da Receita Federal (RF).

continua depois da publicidade

É possível consultar se você tem direito, mas não há como verificar em qual rodada irá receber os valores. Os dois primeiros lotes foram depositados nos dias 31 de maio e 30 de junho respectivamente. Vale lembrar que os contribuintes que entregaram a declaração do IR mais cedo ficaram entre os primeiros a receber os valores.

Restituição do Imposto de Renda: próximas datas

A devolução dos valores, normalmente, é feita por transferência diretamente para a conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. No entanto, em 2022, a Receita Federal liberou o repasse no formato de Pix, desde que a chave fosse o CPF do trabalhador.

Leia também

Desse modo, ficou a cargo do trabalhador escolher como queria receber o dinheiro. Até agora, já foram liberados dois lotes da restituição do Imposto de Renda. O primeiro foi para grupos prioritários e contemplou aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (PcD) e professores.

continua depois da publicidade

Já o segundo lote iniciou os depósitos para o público em geral. As próximas datas de pagamento são:

  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

Vale ressaltar que em todos eles os profissionais de magistério mantém o caráter de prioridade.

Restituição do Imposto de Renda: como consultar

A Receita Federal liberou para os contribuintes consultarem o resultado das suas declarações pela internet. Aqueles com o status de “pendência” têm alguma informação faltando ou errada em seu informe e devem enviar declaração retificadora. Aqueles cujo resultado foi “restituição” devem receber algum valor de volta.

continua depois da publicidade

Para fazer a verificação do status é preciso:

  1. Acessar o site da RF;
  2. Selecionar “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar restituição”;
  3. Na página seguinte, clicar em “Iniciar”;
  4. Escolher o ano da declaração (2022) e informar seu CPF e data de nascimento;
  5. Informar o código apresentado no quadro e clicar em “Consultar”.

Depois disso, você qual é o status da sua declaração. No entanto, não é possível saber em qual lote você receberá o dinheiro. É de praxe que a Receita Federal libere uma lista com os beneficiados uma semana antes do pagamento. Sendo assim, é possível que o documento seja divulgado no dia 23 de julho.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade