Como saber se meu CPF está negativado? Serasa tem consulta gratuita

A instituição oferece uma ferramenta que mostra a condição do CPF dos brasileiros, oferecendo ainda alternativas de negociação de dívidas para evitar bloqueios de crédito.

Em primeiro lugar, estar com o CPF negativado significa que o cidadão possui seu Cadastro de Pessoa Física inscrito em um banco de dados relativos à restrição ao crédito. Neste sentido, a pessoa enfrenta dificuldades para comprar produtos a prazo, solicitar o financiamento de um imóvel, obter um cartão de crédito ou contratar um empréstimo.

continua depois da publicidade

No geral, as restrições são amplas e variam de acordo com a natureza da dívida, mas basicamente limita o indivíduo a acessar alguns bens e serviços. Apesar disso, a negativação não acontece imediatamente, pois o cidadão recebe um comunicado da loja ou banco, assim como uma correspondência das entidades de proteção ao crédito.

No Brasil, a Serasa e o SPC são exemplos de instituições de proteção ao crédito que além de notificar os indivíduos oferecem também diversas modalidades de negociação de dívidas, assim como ferramentas para manter a vida financeira equilibrada. Confira a seguir como consultar o seu CPF:

Como consultar o CPF através da Serasa?

Leia também

A Serasa é uma empresa brasileira responsável pela análise de informações para decisões de crédito, assim como apoio a negócios. Neste sentido, é responsável tanto por auxiliar no controle do sistema financeiro como por gerar indicadores econômicos que impactam as decisões das empresas e gerenciam informações de créditos dos brasileiros.

continua depois da publicidade

Atualmente, a empresa possui uma ferramenta chamada Serasa Limpa Nome que permite a consulta da situação financeira dos cidadãos através do número do CPF, oferecendo condições de renegociação de dívidas e dicas para evitar a negativação. A partir dessa ferramenta, é possível consultar as informações gratuitamente.

O primeiro passo é acessar o site da Serasa e digitar o número do CPF logo na tela inicial. Em seguida, clique em “Consultar Agora” e realize o cadastro, caso este seja o seu primeiro acesso. No geral, as informações solicitadas são CPF, nome completo, data de nascimento, além de e-mail e uma senha forte.

continua depois da publicidade

Com o cadastro realizado, é necessário confirmar as informações através de uma verificação. Em resumo, essa etapa pode ser feita através de um código enviado por e-mail ou por SMS. Por fim, digite o código recebido na tela e confirme suas informações.

Após o cadastramento, a ferramenta irá emitir as informações relativas ao seu CPF. No caso de dívidas, é possível consultar a instituição, os valores e a data da dívida, podendo regularizar a situação rapidamente.

Como evitar a negativação do CPF?

A dica mais básica neste ponto é evitar fazer dívidas, de modo que haja um planejamento para o pagamento das contas e faturas de cartões de crédito. Portanto, é fundamental ter consciência financeira na hora de comprar ou acessar serviços e bens de consumo.

continua depois da publicidade

Outro aspecto fundamental é a organização financeira, garantindo que as contas estão em dia e o dinheiro recebido será bem distribuído. Assim, é possível evitar excessos e faltas antes do próximo pagamento.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade