Brasileiros que pagaram mais taxas em 2021 do que precisavam ainda podem receber a restituição do Imposto de Renda em 2022. O terceiro lote de repasses está previsto para o dia 30 de julho. Depois desse, ainda serão realizadas outras duas transferências segundo o calendário da Receita Federal (RF).
É possível consultar se você tem direito, mas não há como verificar em qual rodada irá receber os valores. Os dois primeiros lotes foram depositados nos dias 31 de maio e 30 de junho respectivamente. Vale lembrar que os contribuintes que entregaram a declaração do IR mais cedo ficaram entre os primeiros a receber os valores.
Restituição do Imposto de Renda: próximas datas
A devolução dos valores, normalmente, é feita por transferência diretamente para a conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. No entanto, em 2022, a Receita Federal liberou o repasse no formato de Pix, desde que a chave fosse o CPF do trabalhador.
Desse modo, ficou a cargo do trabalhador escolher como queria receber o dinheiro. Até agora, já foram liberados dois lotes da restituição do Imposto de Renda. O primeiro foi para grupos prioritários e contemplou aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (PcD) e professores.
Já o segundo lote iniciou os depósitos para o público em geral. As próximas datas de pagamento são:
- 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
- 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
- 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.
Vale ressaltar que em todos eles os profissionais de magistério mantém o caráter de prioridade.
Restituição do Imposto de Renda: como consultar
A Receita Federal liberou para os contribuintes consultarem o resultado das suas declarações pela internet. Aqueles com o status de “pendência” têm alguma informação faltando ou errada em seu informe e devem enviar declaração retificadora. Aqueles cujo resultado foi “restituição” devem receber algum valor de volta.
Para fazer a verificação do status é preciso:
- Acessar o site da RF;
- Selecionar “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar restituição”;
- Na página seguinte, clicar em “Iniciar”;
- Escolher o ano da declaração (2022) e informar seu CPF e data de nascimento;
- Informar o código apresentado no quadro e clicar em “Consultar”.
Depois disso, você qual é o status da sua declaração. No entanto, não é possível saber em qual lote você receberá o dinheiro. É de praxe que a Receita Federal libere uma lista com os beneficiados uma semana antes do pagamento. Sendo assim, é possível que o documento seja divulgado no dia 23 de julho.