Servidores devem ficar sem aumento no vale-alimentação; entenda

Fala do secretário do Tesouro Nacional indica que governo federal não dará reajuste no vale-alimentação dos servidores públicos.

De acordo com secretário do Tesouro Nacional, servidores públicos federais não terão aumento no vale-alimentação. Fala ocorreu após CGU ter apontado que o reajuste seria feito. Governo federal alega falta de verbas para o ano de 2022.

continua depois da publicidade

Servidores não terão reajuste no vale-alimentação

Inicialmente, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, havia afirmado que os servidores teriam o aumento no vale-alimentação. O reajuste faria com que os pagamentos saíssem, de R$ 458 para R$ 900, começando no mês de julho.

Entretanto, secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, desmentiu a informação, afirmando que os servidores não terão aumento no vale-alimentação. O anúncio teve respaldo do Ministério da Economia e de boa parte do governo federal. Portanto, novos aumentos devem ficar para 2023.

Leia também

O presidente Jair Bolsonaro já afirmou mais de uma vez que não teria como dar o reajuste salarial. “Me aponte onde tem dinheiro que eu dou agora o reajuste. A solução é fazer greve? (…) Não adianta botar a faca no pescoço. Não tem”, afirmou Bolsonaro aos seus apoiadores na porta do Palácio do Planalto.

continua depois da publicidade

Governo vem tendo dificuldades com servidores

Vale lembrar que, atualmente, o governo federal vem tendo um complicado relacionamento com os servidores federais. Tudo começou quando o presidente Jair Bolsonaro afirmou que somente o setor de segurança pública teria reajuste (PF, PRF, entre outros).

As demais categorias protestaram e também pediram pelo aumento, alegando que a inflação diminuiu o poder de compra. Com poucos recursos em mãos, foi oferecido 5% de aumento para todos. A maioria dos servidores foi contra, pois somente a inflação de 2021 foi quase de 11%.

continua depois da publicidade

Na sequência, alguns órgãos como o INSS e o Banco Central registraram greves, motivadas pela remuneração e falta de funcionários. Em seguida, foi ventilada a possibilidade de aumento no vale-alimentação, que agora foi cortada na fala do secretário do Tesouro Nacional.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade