Novo golpe: ‘Urubu do Pix’ rouba dinheiro e dados das vítimas

Mais um golpe do Pix está sendo aplicado na internet para roubar grandes quantias de dinheiro dos internautas por meio de ofertas imperdíveis.

Cibercriminosos estão aplicando um novo golpe que promete envio de dinheiro fácil e rápido, mas na verdade rouba dados da vítima. Intitulada de “Urubu do Pix”, a fraude não tem um perfil específico e pode acontecer a partir de qualquer rede social. A característica marcante dessa farsa é o uso de memes engraçados para chamar a atenção.

continua depois da publicidade

Os golpistas utilizam da engenharia social para infectar dispositivos eletrônicos com vírus para obter dinheiro e outras informações. Por meio de um perfil na internet, ou ligação telefônica, o farsante entra em contato oferecendo oportunidades imperdíveis por preços baixos e/ou tempo limitado.

Como funciona o novo golpe ‘Urubu do Pix’

Internautas precisam ficar atentos a ofertas mirabolantes para não caírem no novo golpe do Pix. Ele consiste numa página, que tenha muitos seguidores em qualquer rede social, oferecendo multiplicar dinheiro rapidamente. Nesse perfil, a vítima é ludibriada a fazer uma transferência via Pix para receber de volta mais dinheiro do que enviou.

Leia também

Alguns perfis possuem até mesmo tabelas de valores, por exemplo um que afirma mandar R$ 7,5 mil para quem fizer Pix de R$ 1 mil. Para isso, o usuário é redirecionado a um chat de WhatsApp por meio de um link. O criminoso realiza repasse de um “valor teste” para provar que o esquema é real.

continua depois da publicidade

O golpe conta com imagem em baixa resolução e falsas recomendações de internautas ao “Urubu do Pix”. No entanto, ao cair na fraude, a vítima fica sem o dinheiro e ainda pode ter seus dados roubados. Como muitas pessoas utilizam o CPF e o telefone como chave-Pix, essas informações acabam indo parar na mão dos falsários.

Em alguns casos, os fraudadores instalam malwares por meio da conversa para acessar o dispositivo. A partir disso, o criminoso pode clonar o número, realizar empréstimos, sacar dinheiro de contas bancárias e dar vários outros prejuízos.

continua depois da publicidade

Como se proteger do novo golpe do Pix

Existem algumas medidas que você pode tomar para não cair nessas ciladas. Veja algumas dicas para se proteger:

  • Não clique em links ou anúncios que tenham promessas imperdíveis enviados por WhatsApp, Telegram, SMS ou e-mail;
  • Não siga instruções de perfis desconhecidos para conseguir uma oferta mirabolante;
  • Não instale ferramentas e aplicativos no seu celular, computador ou tablet sem verificar a procedência;
  • Não aceite ligações ou chats oferecendo ajuda para entrar em oportunidades surreais;
  • Não repasse seus dados pessoais para ninguém, nem poste nas redes sociais;
  • Mantenha seu antivirus sempre atualizado;
  • Ative confirmação em duas etapas nas redes sociais, apps de banco e apps de conversa.

Se algo nesse sentido for enviado para você, faça a denúncia do perfil seguindo as instruções da rede social que está sendo utilizada. Caso você tenha sido vítima do novo golpe do Pix, anote todos os dados da transação e faça um boletim de ocorrência.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade