Nesta quinta-feira, a Receita Federal liberou o 2º lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. O depósito do recurso deverá beneficiar milhões de contribuintes que fizeram suas declarações no começo do ano. Confira como consultar.
Vale lembrar que a própria Receita Federal já informou que pouco mais de 2 milhões de pessoas caíram na malha fina em 2022. Esses contribuintes estão sendo notificados pelo órgão e possuem duas opções.
A primeira escolha é recorrer da notificação da Receita Federal. A segunda escolha é pagar as eventuais multas e, se for o caso, corrigir a declaração do Imposto de Renda.
Restituição do Imposto de Renda: consulta
A consulta da restituição do Imposto de Renda 2022 pode ser feita por meio das ferramentas disponibilizadas pela Receita Federal. O contribuinte, se quiser, pode acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda (Android e iOS) para conferir. Ainda há a possibilidade de verificar no site da Receita Federal e no portal do e-CAC.
A Receita Federal costuma abrir a consulta com uma semana de antecedência dos pagamentos. Ao mesmo tempo, não foi informado quem receberá o dinheiro, sendo necessário verificar.
Calendário de restituição do Imposto de Renda
De acordo com a Receita Federal, os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2022 serão feitos em cinco lotes diferentes. O 1º lote foi pago no dia 31 de maio e foi voltado a quem tinha preferência, sendo aposentados, Pessoas com Deficiência (PcD) e Professores.
O novo lote (2º lote) está sendo repassado hoje (30/06). Confira o calendário:
- 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
- 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
- 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
- 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.
O dinheiro da restituição do Imposto de Renda é depositado diretamente na conta que a pessoa indicou. Em 2022, houve a introdução do Pix, sendo possível que o contribuinte informasse a chave do CPF.