Depois das mudanças no RG e na CNH, governo lança novo passaporte

Mudanças no passaporte foram anunciadas pelo governo federal. Confira o que foi alterado e se a versão antiga continuará valendo.

Diversos documentos estão sofrendo alterações no país. O RG e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já foram atualizados pelo governo federal nos últimos meses. Agora, o documento da vez é o novo passaporte. Veja as mudanças.

Vale lembrar que o passaporte é um documento de identificação que deve ser utilizado em outros países, sendo obrigatório em todas as nações do mundo, exceto as que possuem acordo com o Brasil, onde é aceito o RG.

Mudanças no novo passaporte

De acordo com o governo federal, as mudanças no passaporte possuem como objetivo aumentar a segurança, evitando as possibilidades de fraudes. Assim, as páginas do documento ganharam mais marcas d’água. Nelas, estão representadas diversas plantas e animais que fazem parte dos biomas nacionais.

A página principal com os dados e foto do cidadão também passou por ligeiras alterações. Por fim, há uma nova estilização da bandeira do Brasil e mais tipos de fundos que só se tornam visíveis com luz ultravioleta. O novo modelo passará a ser emitido no mês de setembro de 2022.

O passaporte antigo continuará valendo?

Segundo o governo federal, a versão antiga do passaporte continuará sendo aceita enquanto o documento estiver dentro do prazo de validade. A renovação é feita em duas etapas. A primeira é a solicitação online do documento e o pagamento de R$ 257,25 para confeccionar o passaporte.

Depois disso, será necessário que a pessoa vá até uma unidade da Polícia Federal que faça emissão do passaporte, no dia e horário marcados. Lá, o interessado deve apresentar o documento de identidade, CPF, passaporte anterior (se não for o primeiro), comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral.

Recomenda-se que o interessado agende o horário na unidade da Polícia Federal mais próxima de casa. Caso não haja uma em sua cidade, é possível marcar em outros municípios.

Leia também

você pode gostar também

Concurso Receita Federal: edital com 699 vagas em breve; ganhos de até R$ 21 mil

Concurso Receita Federal 2022 pode ser divulgado a qualquer momento. A previsão é de que sejam abertas 699 vagas.

Novo RG tem emissão confirmada no país; veja estados que já aderiram

O novo RG está sendo implementado no Brasil gradativamente, com seis estados emitindo a nova versão enquanto as instituições se adaptam às alterações previstas em lei.

Concurso INSS passará a ser apenas para nível superior? Veja decisão

O novo concurso INSS é o primeiro para cargo de Técnico do Seguro Social nos últimos sete anos. O prazo para lançamento do edital já foi definido.

Multas de trânsito podem ser consultadas pelo CPF; veja como

A consulta às multas de trânsito é realizada pela internet. O procedimento permite que os condutores confiram os detalhes de cada infração.

Mais de 12 mil CNHs podem ser suspensas; veja se a sua será afetada

As informações são do Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul, que identificou ainda um número recorde nos processos administrativos por mês durante este ano.

Já posso obter CNH sem fazer aulas em autoescolas? Entenda medida

CNH sem autoescolas: projeto de Lei da senadora Kátia Abreu busca descartar a obrigatoriedade das aulas para obtenção do documento.