Depois das mudanças no RG e na CNH, governo lança novo passaporte

Mudanças no passaporte foram anunciadas pelo governo federal. Confira o que foi alterado e se a versão antiga continuará valendo.

Diversos documentos estão sofrendo alterações no país. O RG e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já foram atualizados pelo governo federal nos últimos meses. Agora, o documento da vez é o novo passaporte. Veja as mudanças.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o passaporte é um documento de identificação que deve ser utilizado em outros países, sendo obrigatório em todas as nações do mundo, exceto as que possuem acordo com o Brasil, onde é aceito o RG.

Mudanças no novo passaporte

De acordo com o governo federal, as mudanças no passaporte possuem como objetivo aumentar a segurança, evitando as possibilidades de fraudes. Assim, as páginas do documento ganharam mais marcas d’água. Nelas, estão representadas diversas plantas e animais que fazem parte dos biomas nacionais.

Leia também

A página principal com os dados e foto do cidadão também passou por ligeiras alterações. Por fim, há uma nova estilização da bandeira do Brasil e mais tipos de fundos que só se tornam visíveis com luz ultravioleta. O novo modelo passará a ser emitido no mês de setembro de 2022.

continua depois da publicidade

O passaporte antigo continuará valendo?

Segundo o governo federal, a versão antiga do passaporte continuará sendo aceita enquanto o documento estiver dentro do prazo de validade. A renovação é feita em duas etapas. A primeira é a solicitação online do documento e o pagamento de R$ 257,25 para confeccionar o passaporte.

Depois disso, será necessário que a pessoa vá até uma unidade da Polícia Federal que faça emissão do passaporte, no dia e horário marcados. Lá, o interessado deve apresentar o documento de identidade, CPF, passaporte anterior (se não for o primeiro), comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral.

continua depois da publicidade

Recomenda-se que o interessado agende o horário na unidade da Polícia Federal mais próxima de casa. Caso não haja uma em sua cidade, é possível marcar em outros municípios.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade