Com nova CNH em todo o país, versão antiga deixa de valer? Entenda

Nova CNH já está em vigor. Veja o que fazer se você tem o documento na versão antiga e quais são as principais mudanças.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para conduzir veículos em vias públicas. Desde junho de 2022, a nova versão da CNH já está em vigor e outras regras de trânsito também foram alteradas. Por isso, entenda se a versão antiga do documento continua valendo.

Versão antiga da CNH continua valendo

De acordo com as regras atuais de trânsito, a versão antiga da CNH continua valendo normalmente, até o fim da data de validade. Portanto, se essa é a situação, não se preocupe. O novo documento será emitido na próxima renovação.

Dessa maneira, além da atualização, o novo modelo da CNH está sendo emitido para quem tira o documento pela primeira vez, pedidos de segunda via, troca de permissão para versão definitiva e para quem teve a CNH suspensa.

Vale lembrar também que a nova CNH conta com regra de validade diferente. Agora, o documento possui prazos que seguem a idade do condutor:

  • Motoristas até 49 anos: validade de dez anos;
  • Motoristas de 50 a 69 anos: validade de cinco anos;
  • Motoristas com 70 anos ou mais: validade de três anos.

Portanto, a adoção da nova CNH será aos poucos, sendo gradual, conforme os vencimentos ou necessidades dos condutores.

Outras mudanças na CNH

Além da questão do vencimento, a nova CNH passa a ter obrigatoriamente o QR Code que fora implementado anos atrás, mas era opcional. Com o QR Code, o motorista passa a ter acesso à Carteira Digital de Trânsito (via aplicativo para Android e iOS).

Por fim, estão as mudanças de segurança, estéticas e de informações. O documento passou a ser verde e amarelo, conta com o desenho dos veículos que a categoria permite dirigir e possui mais informações sobre o motorista, além de itens de segurança como o MRZ (Machine Readable Zone).

Leia também

você pode gostar também

Novo golpe está sendo aplicado em aposentados; saiba se proteger

O golpe é aplicado por meio da prova de vida, solicitando informações dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Posso levar multa com CNH provisória? Veja as regras oficiais

Ao fim do processo para tirar a CNH, o condutor aprovado recebe a habilitação provisória. Somente após um ano, o motorista pode pegar o documento definitivo.

Regras da nova CNH: veja o que muda na prática para os motoristas

Motoristas que já possuíam um documento válido não precisam tirar a nova CNH. A versão atualizada da carteira possui tecnologia antifraude e outras aplicações.

Já é possível obter CNH no país sem autoescolas? Entenda o projeto

Fim da obrigatoriedade da autoescola para tirar CNH está sendo discutido em projeto que circula no Congresso Nacional.

Feriados nacionais: qual é a próxima folga confirmada em 2022? Veja calendário

Restando apenas seis feriados até o final do ano, a próxima folga confirmada será no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

Novo RG será obrigatório a partir de agosto? Veja prazo e regras oficiais

Alguns estados vão iniciar a emissão do novo RH, mas o prazo final para distribuição em todo território nacional é até março de 2023.